Reconciliatio e Presença Samaritana promove jornada para as famílias

A proposta do Projeto Presença Samaritana e do Reconciliatio é continuar, em 2023, o atendimento às famílias vítimas da tragédia deste ano em Petrópolis. A parceria vem promovendo a Jornada de acompanhamento das famílias.

A segunda edição, aconteceu no dia 26 de novembro, e foi destinada às famílias que foram atingidas pelas chuvas e que estão sendo assistidas pelo Projeto Presença Samaritana da Diocese de Petrópolis, em parceria com a Reconciliatio.

A Jornada foi preparada por Dante Aragón e Monique Bernardi, ambos coordenadores da Reconciliatio, e teve como tema “Um Caminho de Reconciliação e Resiliência”. Além disso, também esteve presente o Diácono Marquinho, coordenador do projeto Presença Samaritana.

Ao longo do encontro aconteceram palestras de formação, diálogos de grupos e almoço gratuito para os participantes, que finalizou a manhã com um belo momento de partilha.

O acompanhamento destas famílias por meio dos atendimentos psicológicos e da participação nas Jornadas está sendo uma experiência muito importante para o seu processo de superação e reconciliação consigo mesmas.

Para o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, o Projeto Presença Samaritana tem por objetivo atender as famílias em todas as suas necessidades, não apenas material, mas, principalmente espiritual e com ajuda psicológica e de convivência. O bispo por diversas vezes afirmou que o objetivo é possibilitar que as famílias retomem suas vidas.