O Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, faz hoje, o lançamento oficial do “Projeto Raquel”, no programa televisivo “Ecclesia – Igreja Católica em Foco”, da Diocese de Petrópolis.
O programa é exibido todas as segundas-feiras, das 20h30 às 21h30, no Canal 19 – TV VILA IMPERIAL, canal local da cidade de Petrópolis. O programa também poderá ser acompanhado por meio da internet, acessando o site: www.tvvilaimperial.com.br.
O “Projeto Raquel” é o ministério de cura pós-aborto, da Igreja Católica nos Estados Unidos (e agora em diversos países), que está em atividade, sob alguma forma, na maioria das dioceses do Brasil, sob o nome “Projeto Raquel”. Esse ministério é uma rede de cura, composta de pessoas especialmente treinadas, que pode incluir padres, diáconos, freiras, leigos e voluntários, profissionais de saúde mental, diretores espirituais, e outros, como os profissionais da área médica. Estes agentes, geralmente trabalhando em equipe, proporcionam cuidados diretos a mulheres, homens e adolescentes que foram atingidos por alguma perda, devido à realidade do aborto, permitindo-lhes sentir o luto, desenvolver um relacionamento pessoal com Cristo e se unirem novamente à Igreja, por meio do sacramento da reconciliação.
O “Projeto Raquel” busca dar à pessoa a capacidade de se afastar do desespero e da culpa, e de começar uma vida nova pela esperança e pelo perdão. Cada diocese controla e opera o ministério “Projeto Raquel”, com a supervisão de seu bispo.
Embora algumas dioceses possam se basear em diferentes estruturas, a linha de ação do “Projeto Raquel” geralmente inclui: uma linha telefônica exclusiva, atendida pelo pessoal do ministério ou por voluntários; um diretor ou coordenador diocesano, que supervisiona os servidores diocesanos e os voluntários treinados a responder às ligações e a encaminhar as pessoas a padres, profissionais de saúde mental e vários membros da rede do ministério. Os padres são o centro do ministério “Projeto Raquel”, provendo cuidados espirituais por meio do sacramento da reconciliação e da direção espiritual permanente, quando possível. Aconselhamento compassivo e bem treinado também é oferecido pelos padres, profissionais da saúde mental e outros da rede.
Na Diocese de Petrópolis as pessoas serão atendidas pelos números e a sua identidade será preservada: (24) 993133575 e (24) 988689084.