O Centro Histórico de Petrópolis, mais uma vez recebeu a tradicional procissão de Corpus Christi, que aconteceu após a Santa Missa, celebrada na Catedral São Pedro de Alcântara, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado e concelebrada por diversos padres do Decanato São Pedro de Alcântara.
Mais de três mil pessoas participaram da missa e da procissão, que estava enfeitada com tapetes com figuras religiosas, confeccionadas por paroquianos das paróquias do Decanato e movimentos.
Texto: Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis Fotos: Davi Corrêa
Dom Joel agradeceu a participação de todos, lembrando que a Eucaristia “é o alimento deixado por Jesus, que alimenta e santifica a alma”. O bispo falou da beleza de ver a Catedral cheia “que se reúne hoje aqui para celebrar, para bendizer a Deus, para agradecer pelo grande dom da Eucaristia”. Dom Joel ressaltou ainda o fato de todos saírem em procissão pelas ruas da cidade, dando testemunho daquilo que é “o coração da Igreja”, a Eucaristia.
O bispo diocesano comentou ainda o fato de que, aos olhos humanos o que percebemos é pão e vinho, com cheiro e sabor dos mesmos, porém, segundo ele, pela fé, e somente por ela, temos a certeza de que é a presença real de Jesus Cristo. “Pela fé, você precisa transcender, olhando o que ocorre no altar com os olhos da fé. A Eucaristia é o maior presente que o céu pode nos dar”.