O Poço Bento Padre José de Anchieta se localiza nas proximidades do Porto Velho da Piedade e da Capela de Santa Ana, às margens da Estrada da Piedade.
O poço teria sido encontrado pelo Padre José de Anchieta e benzido por ele, em meados do século XVI, quando os moradores de Magé sofreram de uma epidemia devido à água salobra.
Nessas terras, o padre obteve água pura e cristalina ao perfurar com seu cajado a terra atingida por forte seca, conseguindo atingir um poço de água potável.
Esse milagre se espalhou, tornando o Poço Bento um alvo de muitas peregrinações de romeiros até os dias de hoje.
A área sofreu um tratamento paisagístico que lhe conferiu um caráter peculiar, com farta utilização de azulejos como material de revestimento do conjunto de edificações que é composto pelo altar ao ar livre, pelo painel com o Padre José de Anchieta e o Poço Bento, coberto por armação de cimento e com oito pilastras em alvenaria.
Uma bomba manual de pressão puxa a água benta e potável, que sai do cano de aproximadamente 2 centímetros de diâmetro.
Junto ao conduto de edificações do Poço Bento, se situa uma Igreja de construção moderna onde, na parede ao fundo do altar-mor, existe um painel pintado à mão e apresenta a Via Sacra em óleo sobre madeira.