- Nascido a 15/12/1963, no Rio de Janeiro, RJ
- Ordenado a 28/05/1994, no Rio de Janeiro, RJ
- Missionário na Diocese de Balsas, MT
- Sacerdote incardinado e não residente
JANEIRO/2024
Padre Carlos Caridade será missionário na Diocese de Balsas, no Maranhão
Padre Carlos Caridade será missionário na Diocese de Balsas, no Maranhão
Depois de pouco mais de dois anos de seu retorno, depois de 11 anos como missionário na região do Amazonas, o Padre Carlos Lopes Caridade deixa a Diocese de Petrópolis para um novo trabalho missionário. Desta vez, ele será missionário na Diocese de Balsas, no Maranhão, pelo período de três anos, a partir de fevereiro.
Em mensagem publicada em suas redes sociais, Padre Carlos Caridade, sobre sua nova missão, disse que “primeiro passarei alguns dias em João Pessoa, na Paraíba e depois seguirei para o Maranhão, diocese de Balsas”. Ele conta que “depois que retornei de Parintins foram dois anos e alguns meses na diocese. Vivi momentos muito bonitos neste período. Pude reencontrar amigos, exparoquianos, viver novas experiências. Enfim minha gratidão a Deus que neste período me fez experimentar o seu amor nas realidades que vivi”.
Ainda segundo Padre Caridade, “primeiro, um curto período na paróquia de Magé, depois, no meu primeiro amor na Diocese, a Paróquia de Pessegueiros e Água Quente. Em seguida estive na paróquia de Cascatinha, onde fiz novas amizades e conheci um povo apaixonado por Jesus Cristo e comecei o trabalho junto às pastorais sociais da Diocese, que foi uma pérola para mim. Nestas pastorais encontrei pessoas abnegadas e dedicadas aos mais pobres e sofredores da sociedade. Aprendi muito com eles em ver o rosto de Jesus em cada um desses irmãos e irmãs”.
Ela conta que retornou paróquia de Magé. “Não tenho nem palavras para exprimir o que vivi aqui. Só gratidão por tudo. Uma acolhida incrível, seja pelo Padre Leonardo Tassinari, que é um grande irmão, amigo, como por todo o povo da paróquia. Sentirei saudades” afirmou.
Concluindo sua mensagem disse que “agora é hora de partir. Parto com a confiança Naquele que me chamou e não me decepciona. A Sua presença será fundamental para me encorajar e fortalecer nas horas de dificuldades. Pai com o desejo de ser um sinal de Deus para as pessoas que passarão pela minha vida. Tenho consciência que a minha vida é como um pote de barro, muito frágil, mas dentro trago um grande tesouro, que é Deus. Espero num deixar quebrar este pote para que não deixe de levar este tesouro aos irmãos. Conto com as orações de vocês. É ela que me sustenta. Até qualquer dia pelas estradas da vida”.
O Administrador Diocesano, Monsenhor José Maria Pereira, ressaltou a importância do trabalho missionário, lembrando que muitas dioceses no Brasil têm carência de vocações e “por isso a disponibilidades de padres que desejam fazer missão é importante para que o Evangelho chegue a todos os locais do país”. Monsenhor José Maria disse que, com a disponibilidade missionária do Padre Carlos Caridade, a Diocese de Petrópolis se faz presente em Balsas. “Estamos orando pela missão do Padre Caridade e por outros sacerdotes da Diocese que estão em missão em outras regiões”, concluiu o Administrador Diocesano.
Padre Carlos Caridade nasceu em 1963 e em 1994 foi ordenado sacerdote no Rio de Janeiro, chegando à Diocese de Petrópolis, por meio do contato com Dom José Carlos de Lima Vaz, bispo de Petrópolis, já falecido. Desde sua chegada na Diocese de Petrópolis, Padre Carlos Caridade passou por várias paróquias, criando um laço de amizade por onde passou.
Em 2022, ele assumiu a coordenação da Pastorais Sociais da Diocese de Petrópolis, quando iniciou um trabalho de organização com uma visão de pastoral de conjunto. Deu continuidade aos trabalhos de assistência e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, junto com a Pastoral de Rua e a Assistência Social da Diocese.
MARÇO/2013
Posse do Padre Carlos Lopes Caridade.
No dia 15 de março de 2013, tomou posse como novo pároco da Paróquia Nossa senhora da Guia de Pacobaíba, o padre José Lopes Caridade. A cerimônia deu início com Pe. Alex lendo o Decreto de Nomeação de novo pároco em seguida Pe. Carlos Caridade fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica.
Na hora do evangelho, Pe. Celestino, entregou o Evangelho ao Pe. Carlos Caridade, uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus as pessoas sem distinção.
Pe Caridade renovou sua promessa sacerdotal em seguida recebeu a chave da igreja, casa de Deus e nossa, para que tome consciência do cuidado que deverá ter com o Templo material, símbolo da igreja viva que deverá edificar. Recebeu também a chave do Sacrário, pois a vida dos fiéis é alimentada pela Eucaristia.
Recebeu também o batistério, pois entre os ofícios do pároco estão o de administrar o Batismo, fazendo das pessoas novos filhos de Deus, renascido pela graça do Espírito Santo e o Confessionário, uma das tarefas mais importante do pároco que consiste em administrar o Sacramento da Penitência, que por meio desse sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus.
Em seu discurso, Pe. Carlos Caridade agradeceu a Deus pela alegria de vir para a paróquia de Mauá, agradeceu a manifestação de carinho tanto dos fies que o receberam quanto os de Santo Aleixo, e foi entregá-lo a nova paróquia, Agradeceu também as pessoas de Teresópolis e Suruí paróquia que passou antes de ir fazer seu trabalho missionário em Tocantins.
Mencionou Padre Gilmar e o quanto a amizade dele foi importante para sua vida sacerdotal dizendo que ele e o padre Celestino o acolheram quando ele veio para a diocese. Disse que está feliz por poder dar continuidade ao que Pe. Gilmar começou e que Pe. Luiz Henrique e Pe. Thiago continuou e pediu aos fiéis para rezarem uma Ave Maria em agradecimento.
Fotos do trabalho missionário na Região ao Amazonas – Parintins