Pastoral Familiar promove reunião diocesana e apresenta propostas para 2024

Com objetivo de estruturar todo trabalho da Pastoral Familiar, aconteceu na noite de quinta-feira, dia 22, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Castrioto em Petrópolis, a primeira reunião diocesana, com apresentação de propostas e metas a serem trabalhadas ao longo de 2024. Durante a reunião foi apresentada uma proposta de uma Jornada Diocesana da Família, que deve acontecer em 2025, para celebrar o Jubileu da Família, conforme proposta do Papa Francisco.

Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis
Encontro Diocesano da Pastoral Familiar na Paróquia Santa Rita de Cássia em Petrópolis_Foto Rogerio Tosta

O encontro foi promovido pelo Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar, Padre Manoel Gouvea, Pároco de Santa Rita, reunindo não apenas os coordenadores por decanato e paroquiais, mas representantes dos mais diversos movimentos que trabalham com as famílias e pró-vidas. Padre Manoel Gouvea ressaltou a importância de todos caminharem juntos em prol da salvação da família.

Ele apresentou uma agenda de trabalho, com datas nacionais e eventos que vão ocorrer ao longo de 2024. Para o Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar o mais importante nesse momento é que todos tenham consciência da necessidade de um trabalho conjunto, lembrando que são todos igreja e tem o mesmo objetivo.

O Administrador Diocesano, Monsenhor José Maria Pereira participou do encontro, ressaltando a importância do trabalho com as famílias e chamando atenção para a crise existente atualmente, quando querem destruir a família. O Monsenhor José Maria reafirmou o compromisso da Diocese com o trabalho da Pastoral Familiar e dos demais movimentos, comunicando o apoio do bispo eleito de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado.

Durante o encontro, houve um momento de formação, conduzido pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Alexander de Brito, Pároco de Areal, que falou sobre a sinodalidade familiar, destacando vários pontos da reflexão feita pelo Papa Francisco, que segundo ele, tem incentivado o diálogo na família. Padre Alex afirmou que o diálogo na família, principalmente entre o casal é fundamental, afirmando que há todo um movimento para destruir a família.

Ele também chamou atenção para a importância do casal, da família, estarem juntos na Santa Missa, de terem momentos de oração juntos, ressaltando que uma família que reza junto, tem condições de superar as dificuldades. Padre Alex lembrou que os danos mostram que há menos casamentos e com isso, há uma redução na participação das pessoas nos demais sacramentos.

O Padre Rafael Soares, assessor da Pastoral no Decanato Santa Teresa, e o Padre Geraldo Jorge, assessor da Pastoral no Decanato Nossa Senhora do Amor Divino, participaram do encontro e falaram sobre suas preocupações com a família, apresentando sugestões de trabalho. Estavam presente no encontro, além de agentes da Pastoral, os movimentos ECC, Equipes de Nossa Senhora, Missão Casais Restaurados, Experiência de Amor e outros.

Os seminaristas Rodolfo e Cassio estiveram no encontro, quando falaram sobre a comemoração dos 75 anos de fundação do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, convidando todos para participarem das atividades. O Diácono Permanente, Vagner Corrêa de Lima falou sobre a experiência da formação de catequese para os noivos que vão casar.