Pastoral do Batismo reuniu agentes em encontro de formação no Seminário Diocesano

A Pastoral do Batismo, realizou no dia 18 de junho, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, o encontro diocesano de formação, com a participação de mais de 150 agentes. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, que agradeceu o trabalho realizado pelos agentes da Pastoral do Batismo, lembrando que “esse trabalho pode ser uma possibilidade missionária, quando olhamos para a família. Não apenas os pais, mas os avós e os padrinhos. É a oportunidade para evangelizar, convidando para participarem da Igreja”.

Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis

O bispo pediu que o trabalho pastoral, que tem a missão de evangelizar, não fique limitado pelas dificuldades que todos enfrentam. “Que a gente veja sempre a grande possibilidade a nossa frente. Que possamos levar adiante a beleza que recebemos de Jesus para que possamos levar o evangelho a todos”, afirmou o bispo.

Na homilia, Dom Gregório Paixão lembrou que Jesus não quis realizar nada sozinho, mas em comunidade. “Em comunidade, juntos com os irmãos nós transformaremos toda a realidade. Em família, manifestaremos o amor ao mundo. Por causa disso ele escolheu doze apóstolos”, disse o bispo, lembrando que eram homens diferentes uns dos outros, mas que foram fundamentais na missão de Jesus.

O encontro de formação da Pastoral do Batismo contou com a presença do professor Bruno Tamancoldi que falou sobre “A missão do agente da Pastoral do Batismo iluminada por São Paulo”. Ele aproveitou para apresentar seu livro, um roteiro para compreender a missão de São Paulo como um grande evangelizador.

A formação dos agentes foi concluída com a palestra sobre os ‘Efeitos do Batismo (CIC 1262 a 1274)’ apresentada pelo padre Padre Thomas Andrade Gimenez Dias, Vigário Paroquial de São José de Itaipava, cerimoniário da Diocese e responsável diocesano pela Liturgia.

A Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, foi concelebrada pelo reitor do Seminário Diocesano, Padre Luiz Henrique Veridiano da Silva , com a presença e assistência dos Diáconos Permanentes Adilson Pessoa, Claudio Medeiros, Getúlio, Marco Karl, Luciano, Geraldo Marques e Marquinho.

Ao encerrar as atividades do encontro de formação, o coordenador diocesano da Pastoral do Batismo, Diácono Permanente, Marco Carvalho, apresentou as Metas da Pastoral para esse 2º semestre de 2023 e o que foi realizado no ano de 2022.