A Paróquia São Judas Tadeu, na Mosela, completou 13 anos de criação nesta terça-feira (21). Para comemorar a data, foi celebrada uma Missa em ação de graças a Deus pela ocasião e foi apresentado o brasão paroquial.
Antes do início da celebração, o administrador paroquial, Padre Lucas Thadeu, explicou à comunidade o significado brasão e leu as descrições heráldica e simbólica da obra preparada por José Valmeci de Souza.
O brasão que vai identificar a paróquia nos documentos, comunicados e redes sociais traz a figura do machado, símbolo de São Judas Tadeu e instrumento de seu martírio. A arte conta também com a bíblia, que “lembra o Evangelho ao qual São Judas dedicou sua vida, bem como a Carta que ele escreveu e que está contida no Novo Testamento”.
Para representar a comunhão com a Diocese de Petrópolis, o brasão da Paróquia São Judas Tadeu reproduz as serras e as baixadas que estão no emblema diocesano. A insígnia paroquial tem ainda sete estrelas que significam as comunidades e capelas que a integram.
De acordo com Padre Lucas, apresentar o brasão no dia em que celebra o aniversário de 13 anos da paróquia simboliza um presente dado por toda a comunidade paroquial.
As descrições heráldica e simbólica do brasão podem ser encontradas nas redes sociais da paróquia.
