
A Paróquia São Judas Tadeu, na Mosela, Petrópolis (RJ), comemora hoje, 21 de fevereiro, seus 15 anos de criação. Segundo o pároco, Padre Lucas Thadeu da Silva, a paróquia celebra esta data “com grande alegria”, pois é “um marco significativo para toda a nossa comunidade”.
“Ao longo dessa jornada, resgatamos com gratidão nossa história franciscana, especialmente ao celebrarmos, em 2016, o centenário do nascimento do Frei Aniceto [Kroker, que construiu a Igreja de São Judas Tadeu]”, disse p pároco. “Ao mesmo tempo, vivemos o presente com confiança e olhamos para o futuro com esperança naquele que é fiel às suas promessas: Deus”, acrescentou.
A comemoração dos 15 anos da paróquia começou no dia 16 de fevereiro, com um show de prêmios. De 17 a 21 de fevereiro, foi celebrada uma semana de oração pela unidade paroquial, com adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de missa, celebrada a cada dia por um padre que fez parte da história da paróquia. No sábado, 22 de fevereiro, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, vai celebrar a Missa em ação de graças pelo aniversário paroquial. A programação se encerra no domingo, 23 de fevereiro, com um almoço.
“É uma grande graça participar de perto da vida paroquial”, disse a paroquiana Solange Zimbrão. “Podemos dizer, que a graça de Deus nunca nos faltou. É nítido o crescimento da paróquia num todo, físico e espiritual. Aprendemos muito! Cada sacerdote que por aqui passou deixou um legado e, acima de tudo, sempre com o propósito de nos aproximar cada vez mais do Reino de Deus. Muito foi realizado, graças a Deus, aos nossos sacerdotes e a tantas pessoas que se dedicam a servir com amor”, disse a paroquiana, destacando a importância de seguir “em frete”. “Ainda temos muito para realizar, a obra de Deus não pode parar”.

A Paróquia da Mosela foi criada pelo então bispo diocesano de Petrópolis, dom Filippo Santoro, em missa solene celebrada no dia 21 de fevereiro de 2010. Na ocasião, foi empossado o primeiro pároco, Padre Luis Garcia Mello (hoje, Monsenhor Luis), e assumiu como vigário paroquial o Padre Nerel Quirino Damasceno.
A paróquia é constituída pela matriz de São Judas Tadeu e sete comunidades: Santa Luzia, no Bataillard, Santa Edwiges, no Pedras Brancas, São Francisco de Assis, no Moinho Preto, Santa Clara, também no Moinho Preto, São João Batista, no Alto da Derrubada, Nossa Senhora Aparecida, na Fazenda Inglesa, e Nossa Senhora do Rocio, no Rocio.
Antes da criação da paróquia, a matriz e as demais capelas pertenciam à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, com a assistência dos franciscanos, que foram os responsáveis pela construção de todas essas igrejas.
Ao longo de seus 15 anos de história, a paróquia da Mosela foi se desenvolvendo estruturalmente e espiritualmente, sem deixar de lado o legado franciscano recebido de suas origens, sobretudo no que diz respeito à educação.
A igreja de São Judas Tadeu foi construída por frei Aniceto Kroker, com a pedra fundamental lançada e abençoada em 1953. O frade, que costumava dizer que “a educação é a base de tudo”, também construiu as atuais escolas paroquiais São Judas Tadeu, São Francisco de Assis e Frei Aniceto, projetos que tiveram continuidade com a criação da paróquia. Também seguindo o exemplo de dedicação à educação deixado pelo franciscano, em 2015, a paróquia inaugurou a Creche São Judas Tadeu.

Estruturalmente, a paróquia conquistou seu Centro Pastoral e a construção da casa paroquial, bem como reformas em capelas e na matriz, sempre zelando pelo espaço litúrgico.
Uma das últimas empreitadas inauguradas na paróquia foi o vitral restaurado de São Judas Tadeu, o maior vitral de uma igreja em Petrópolis, com 480 peças. Depois de cerca de um ano, a reinauguração do vitral aconteceu em 22 de dezembro de 2024, a tempo para as comemorações dos 15 anos da paróquia.
A paróquia também foi crescendo espiritualmente nos últimos anos, com o aumento da busca pelos sacramentos, a vivência de devoção. Movimentos e grupos como Renovação Carismática Católica, Terço dos Homens, Mães Intercessoras, Encontro de Casais com Cristo, grupos de jovens e diversas pastorais foram se estabelecendo. Encontros se tornaram frequentes, como retiros para jovens, homens, mulheres.
As festas dos padroeiros das comunidades se tornaram momentos de unidade paroquial. E a festa de São Judas Tadeu vem se consolidando, a cada ano, como a grande festa da Mosela.
Além disso, a paróquia ganhou a sua identidade visual, com a criação do brasão paroquial, apresentado em 2023, na celebração dos 13 anos da paróquia.
Ao longo desses 15 anos, vários sacerdotes passaram pela Paróquia da Mosela e colaboraram com essa obra: Mons. Luiz Mello, Padre Nerel Damasceno, Padre Manoel Gouvêa, Padre João Ricardo Ventura, Padre Jardel Lima, Padre Anderson Alves, Padre Antônio Carlos Cardoso, Padre Rogério Dias, Padre Antônio de Pádua, Padre Kayo Baptista. Atualmente, o pároco é o Padre Lucas Thadeu da Silva, e o vigário paroquial, o Padre Bruno Leonardo Magalhães.
Para o pároco, Padre Lucas Thadeu, “uma das maiores riquezas” da comunidade “é o fato de sermos mais do que uma paróquia; somos uma grande família”. “Peço ao Senhor que nos fortaleça na fé e conserve sempre a nossa unidade. Diante de tantas graças recebidas, resta-nos apenas agradecer a Deus e a todos que fazem parte desta história. Que Ele nos abençoe e, pela intercessão do grande Apóstolo São Judas Tadeu, sigamos firmes na missão de salvar almas”, concluiu.
