Papa: a Quaresma, fonte de força e tempo para carregar a própria cruz e seguir a Cristo

O Papa Leão XIV acaba de divulgar nesta sexta-feira (13/02) a mensagem para a Quaresma, reforçando as palavras dirigidas aos fiéis de língua inglese na Audiência Geral da última quarta-feira (11/02), provenientes da Inglaterra, Holanda, Suécia, Israel e Estados Unidos:

“Na próxima quarta-feira começa o tempo da Quaresma. É um tempo para aprofundar o nosso conhecimento e amor pelo Senhor, para examinar o nosso coração e a nossa vida, bem como para voltar o nosso olhar para Jesus e o seu amor por nós. Que estes próximos dias de oração, jejum e esmola possam ser uma fonte de força, enquanto nos esforçamos diariamente para tomar as próprias cruzes e seguir a Cristo.”

Andressa Collet – Vatican News

Com o início da Quaresma na próxima quarta-feira, 18 de fevereiro – num compromisso comum de seguir Jesus, assumindo sacrifícios, responsabilidades e renúncias pessoais – o Papa Leão XIV irá presidier uma missa na Basílica de Santa Sabina, no Monte Aventino, em Roma, precedida pela Statio e pela procissão penitencial que partirá da Igreja de Santo Anselmo, que fica nas proximidades. O caminho rumo à Páscoa será marcado, como de costume, pelos Exercícios Espirituais do Pontífice e da Cúria Romana no Palácio Apostólico, de 22 a 27 de fevereiro.

O Tríduo Pascal

Já as celebrações do Tríduo Pascal começam na manhã da Quinta-feira Santa com a Missa dos Santos Óleos (Missa Crismal) na Basílica de São Pedro. Na parte da noite, a celebração eucarística será realizada na Basílica de São João de Latrão, a “Catedral do Bispo de Roma”.

Na noite da Sexta-feira Santa, estão confirmadas as tradicionais Estações da Cruz no Coliseu, em Roma, assim como a Vigília da Noite Santa, que será realizada na Basílica de São Pedro. No Domingo de Páscoa, o Papa preside a missa na Praça São Pedro e tudo será coroado, como de costume, com a Bênção “Urbi et Orbi” proferida do balcão central da Basílica de São Pedro.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *