Preocupados com a situação das creches Santo Antônio e São Judas Tadeu, pais de crianças se reuniram com representantes da Mitra Diocesana buscando entender o cenário atual e como podem colaborar na solução. O objetivo do encontro foi discutir formas de ajudar as duas instituições para que mantenham o trabalho de excelência realizado pelas duas unidades escolares, que atendem cerca de 300 crianças.
A Mitra Diocesana foi representada pelo Padre Lucas Thadeu da Silva, vice-ecônomo da Diocese e pároco da Paróquia de São Judas Tadeu, na Mosela, e pelo Assessor Jurídico da Diocese, doutor Anderson Cunha. Durante o encontro, eles manifestaram a preocupação da Diocese de Petrópolis com as creches e, afirmaram que, por ora, apesar da crise financeira que afeta o município, este vem repassando o valor de R$ 380,00 por criança.
Ocorre que este montante não é reajustado faz alguns anos e o custo atual de cada criança chega a aproximadamente 600 reais. Este custo pode tornar-se ainda maior caso o município deixe de ceder funcionários e terceirizados.
A Mitra Diocesana não vem medindo esforços para buscar recursos para complementar a diferença que chega a um déficit mensal de cerca de R$ 50.000,00. No entanto, vem encontrando dificuldades e, se realmente não conseguir ampliar as formas de custeio, sobretudo com o aumento do valor mensal repassado pelo município, e mantendo a cessão de servidores, infelizmente, há o risco de encerramento das atividades. A Mitra, contudo, acredita que, junto com a municipalidade e a sociedade civil, em especial com o apoio dos pais, conseguirá manter estes projetos em funcionamento.
Para os dois representantes da Mitra Diocesana, o encontro com os pais foi muito positivo, pois eles se colocaram à disposição para ajudar nas iniciativas, entre elas, eventos beneficentes. Padre Lucas lembrou que a educação sempre foi e tem sido uma prioridade da Diocese. Além das creches, existem 29 escolas paroquiais conveniadas, que atendem cerca de 7.000 alunos da rede municipal.
Respostas de 4
É de extrema importância, toda a ajuda possível, de pais, alunos, moradores da região e Mitra, pois o trabalho desempenhado na creche São Judas Tadeu, é de uma excelência ímpar, transbordando sobre escolas particulares e afins. A assistência as crianças que estão lá , transcende qualquer expectativa curricular. Se há uma causa que devemos abraçar, é está.
A Associação Recrear situada no Carangola, esta precisando de muito apoio financeiro, estando constantemente com pendências financeiras, com poucas merendas e cobranças demasiadas da Secretaria de educação .
Conto com o apoio de quem puder nos ajudar.
Estamos orando e ajudando no que podemos para que isso não aconteça e que as autoridades a quem compete educação do município consiga normalizar os custeio e td logista para a continuidade do funcionamento das creches.Tenho minha filha com necessidades especiais e conheço outros que somos gratos por termos a empatia e qualidade da educação e cuidados prestados à nossos filhos que muitas das vezes não o temos em outros locais.E de suma importância manter o funcionamento.
Boa tarde
Muito triste vê o estado em que se encontra a área da educação.
O prefeito os vereadores tem que recorrer ao governo do Estado para uma solução imediata, infelizmente o prefeito pegou a prefeitura limpa sem dinheiro deixado pelo governo anterior.
Não desistam