Pais de alunos das creches São Judas e Santo Antônio se juntam para ajudar as unidades que correm o risco de descontinuidade

Preocupados com a situação das creches Santo Antônio e São Judas Tadeu, pais de crianças se reuniram com representantes da Mitra Diocesana buscando entender o cenário atual e como podem colaborar na solução. O objetivo do encontro foi discutir formas de ajudar as duas instituições para que mantenham o trabalho de excelência realizado pelas duas unidades escolares, que atendem cerca de 300 crianças.

A Mitra Diocesana foi representada pelo Padre Lucas Thadeu da Silva, vice-ecônomo da Diocese e pároco da Paróquia de São Judas Tadeu, na Mosela, e pelo Assessor Jurídico da Diocese, doutor Anderson Cunha. Durante o encontro, eles manifestaram a preocupação da Diocese de Petrópolis com as creches e, afirmaram que, por ora, apesar da crise financeira que afeta o município, este vem repassando o valor de R$ 380,00 por criança.

Ocorre que este montante não é reajustado faz alguns anos e o custo atual de cada criança chega a aproximadamente 600 reais. Este custo pode tornar-se ainda maior caso o município deixe de ceder funcionários e terceirizados.

A Mitra Diocesana não vem medindo esforços para buscar  recursos para complementar a diferença que chega a um déficit mensal de cerca de R$ 50.000,00. No entanto, vem encontrando dificuldades e, se realmente não conseguir ampliar as formas de custeio, sobretudo com o aumento do valor mensal repassado pelo município, e mantendo a cessão de servidores, infelizmente, há o risco de encerramento das atividades. A Mitra, contudo, acredita que, junto com a municipalidade e a sociedade civil, em especial com o apoio dos pais, conseguirá manter estes projetos em funcionamento.

Para os dois representantes da Mitra Diocesana, o encontro com os pais foi muito positivo, pois eles se colocaram à disposição para ajudar nas iniciativas, entre elas, eventos beneficentes. Padre Lucas lembrou que a educação sempre foi e tem sido uma prioridade da Diocese. Além das creches, existem 29 escolas paroquiais conveniadas, que atendem cerca de 7.000 alunos da rede municipal.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Respostas de 4

  1. É de extrema importância, toda a ajuda possível, de pais, alunos, moradores da região e Mitra, pois o trabalho desempenhado na creche São Judas Tadeu, é de uma excelência ímpar, transbordando sobre escolas particulares e afins. A assistência as crianças que estão lá , transcende qualquer expectativa curricular. Se há uma causa que devemos abraçar, é está.

  2. A Associação Recrear situada no Carangola, esta precisando de muito apoio financeiro, estando constantemente com pendências financeiras, com poucas merendas e cobranças demasiadas da Secretaria de educação .
    Conto com o apoio de quem puder nos ajudar.

  3. Estamos orando e ajudando no que podemos para que isso não aconteça e que as autoridades a quem compete educação do município consiga normalizar os custeio e td logista para a continuidade do funcionamento das creches.Tenho minha filha com necessidades especiais e conheço outros que somos gratos por termos a empatia e qualidade da educação e cuidados prestados à nossos filhos que muitas das vezes não o temos em outros locais.E de suma importância manter o funcionamento.

  4. Boa tarde
    Muito triste vê o estado em que se encontra a área da educação.
    O prefeito os vereadores tem que recorrer ao governo do Estado para uma solução imediata, infelizmente o prefeito pegou a prefeitura limpa sem dinheiro deixado pelo governo anterior.
    Não desistam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *