O Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros, organizado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, começou no dia 1º de outubro e terminou hoje, dia 3, reuniu mais de 250 padres com o objetivo de aprofundar temas relacionados à transmissão da fé na cultura atual.
A Diocese de Petrópolis foi representada Padre Alexander de Brito Silva (Coordenador de Pastoral), Padre Marcelo Alvarenga (Coordenador Diocesano de Catequese) e Padre João Pedro Marques Rabello (Responsável pela Catequese do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino).
A celebração de abertura foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Leomar Antônio Brustolin. Em seguida, ele proferiu uma palestra destacando os três elementos norteadores da reflexão sobre a atual evangelização: sinais dos tempos, conversão pastoral e missão.
Responsável pela conferência sobre o “ABC da Iniciação à Vida Cristã”, o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, Padre Wagner Carvalho, incentivou os participantes a refletirem sobre terminologias e momentos celebrativos. Mariana Venâncio, também assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, proferiu no segundo dia do seminário uma conferência sobre o “Querigma”, destacando seu significado, finalidade, pressupostos, decorrências e como anunciá-lo.
Mais informações sobre o encontro podem ser encontradas em Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros aprofunda temas relacionados à transmissão da fé na cultura atual – CNBB
Fonte: CNBB.