Padres da Diocese de Petrópolis participam de retiro

Os padres da Diocese de Petrópolis estiveram reunidos esta semana em retiro, juntamente com o Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, que foi orientado e conduzido pelo Padre Manoel Augusto Santos.

Ele usou a figura de São Pedro, fundamentando com textos da Sagrada Escritura e vários textos dos padres da Igreja. Padre Manoel demonstrou muito conhecimento e partilhou várias experiências do seu ministério e dos seus anos em Roma quando trabalhou na Congregação para o Clero.

Durante o retiro, além das pregações, Padre Manoel levou os sacerdotes a fazerem um exame de consciência sobre a essência do ministério sacerdotal.

Padre Manoel Augusto Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) , mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Teologia Dogmática pela Universidad de Navarra (2001) e pós-doutorado pela Pontificia Univeristà della Santa Croce (2009) .

Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Teologia , com ênfase em Teologia Sistemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: missão dos leigos, ministérios não ordenados, sacerdócio, teologia brasileira.
Nos anos de 1989 e 1990, foi secretário particular do então Arcebispo de Porto Alegre, Dom Cláudio Colling. Em 1991, foi vigário-paroquial da Paróquia Nossa Senhora Medianeira em Porto Alegre. Em 1992, foi vigário-paroquial na Paróquia São João Batista em Porto Alegre. De 1993 a 2009, foi Pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Porto alegre. De 2009 a 2010, trabalho no Vaticano, como oficial da Congregação para o Clero, no cargo de secretário do Cardeal-Prefeito, Dom Cláudio Hummes.

Em junho de 2010 assumiu a Paróquia Universitária São Lucas Evangelista e em novembro de 2011 foi nomeado Pároco de Santa Cecília e Assistente Eclesiástico da Associação dos Juristas Católicos.