O Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), promoveu na noite de segunda-feira, dia 10, uma solenidade para a posse do Padre Thomas Andrade Gimenez Dias, na Cadeira 33, que tem como patrono o Padre Antônio Tomas de Aquino Correia. A posse foi conduzida pela presidente do IHP, Ana Cristina Borges López Monteiro Francisco, ressaltando a contribuição que Padre Thomas vai dar aos trabalhos do Instituto, contribuindo com o resgate da história e dos valores da sociedade.
A solenidade contou com a presença de vários membros do IHP, entre eles o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB e do clero da Diocese de Petrópolis, como Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira e os padres João Pedro Marques Rabello, Vigário Paroquial em São José do Vale do Rio Preto, Carlos Silva de Oliveira, Capelão da Universidade Católica de Petrópolis e Vigário Paroquial em São Sebastião do Indaiá, e Leonardo João, assessor da Pastoral da Educação e Vigário Paroquial em Sant’Anna e São Joaquim.
O confrade do IHP, Enrico Carrano fez o discurso de acolhida do Padre Thomas, sendo um dos membros dos Instituto que fez a sua indicação para a Cadeira 33, ao lado de Dom Gregório, Fernando Antônio de Souza da Costa e Professor Hamilton Chrisóstomo Frias Martins. Em seu discurso, ressaltando as qualidades do padre, Enrico Carrano destacou o encontro que o menino Thomas Andrade teve com o bispo, já falecido da Diocese de Petrópolis, Dom José Carlos de Lima Vaz, que havia profetizado que ele seria sacerdote, o que veio a ocorrer quando, ainda adolescente sentiu o desejo de ser sacerdote e procurou a Diocese de Petrópolis.
Padre Thomas Andrade em seu discurso de posse, citando o Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, disse que “as cidades, como as pessoas, são um composto de corpo e alma. O corpo é a estrutura externa, visível e palpável da cidade. A alma é a história, a tradição, a vida da cidade e a atitude das pessoas, que, num determinado período representam o seu espírito”. Completando, e falando especificando sobre Petrópolis, Padre Thomas afirma que “se Petrópolis pode ser elogiada pela sua arquitetura e estrutura externa, ouso apresentar minha opinião de que ela é ainda muito mais nobre em sua alma: a história, a tradição e sobretudo os cidadãos petropolitanos que aqui vivem ou que aqui viveram, fazem da nossa cidade uma pessoa, na comparação de Dom Lucas, de alma grandiosa, em todos os sentidos”.
Com um discurso primoroso, Padre Thomas fez um passeio pela origem da cidade, partindo da vida do patrono da Cadeira 33, Padre Antônio Tomas de Aquino Correia. Com grande maestria, Padre Thomas ainda ressaltou o fato dele e Padre Correa trazerem em seus nomes o grande Doutor da Igreja, Santo Tomaz de Aquino. “O padre Corrêa e eu trazemos em nossa assinatura o nome do grande doutor Santo Tomaz. E nós dois também recebemos um dia o sacramento da ordem. Tê-lo como patrono da cadeira que hoje passo a ocupar no Instituto Histórico de Petrópolis é para mim motivo de muito orgulho”.
Padre Thomas citou também a senhora Ruth Boucalt Judice, que ocupava a Cadeira 33 e que agora passa para a condição de Associados Eméritos, por estar morando fora do país, frisou que “de viva voz, ouvi inúmeros elogios à senhora Ruth Boucalt Judice, de pessoas que com ela trabalharam na Prefeitura Municipal de Petrópolis e que partilham da vida ao seu lado. Tudo o que ouvi, a respeito de sua competência e bondoso coração, posso resumir, ainda citando Dom Lucas Moreira Neves: a Senhora Ruth ama Petrópolis no seu corpo e na sua alma”.
Ainda citando a senhora Ruth, Padre Thomas comentou: “Em 1999, quando do lançamento de seu livro sobre as Igrejas Neogóticas de Petrópolis, Dom José Carlos de Lima Vaz3 asseverou que aquela publicação supriria a carência de uma obra robusta que tratasse da história das igrejas da cidade imperial, e muito mais do que isso, ele acrescenta que Ruth Boucalt Judice, com competência e amor, elencou as principais igrejas de Petrópolis, apresentando seu histórico, sua descrição arquitetônica e destacando biografias de construtores”.
Leia o discurso na íntegra de posse do Padre Thomas (Discurso posse IHP)