Padre Gabriel Sobral Filho, de 83 anos, foi sepultado na tarde de hoje, 30 de dezembro, no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, em Teresópolis, onde residia desde que se transferiu da Arquidiocese do Rio de Janeiro para a Diocese de Petrópolis. A missa de corpo presente foi realizada na Igreja São João Batista, uma das igrejas construídas pelo sacerdote ao longo de seu ministério sacerdotal.
Dom Joel Portella Amado, bispo da Diocese de Petrópolis, presidiu a celebração e destacou o trabalho de Padre Gabriel, não apenas como construtor de igrejas, mas também pelo seu ministério pastoral e espiritual no cuidado com o povo. O bispo comentou que, ao encontrar os fiéis na igreja, cada pessoa tinha uma história para contar que evidenciava o impacto do trabalho do sacerdote. Para Dom Joel, isso é fruto dos 58 anos do ministério sacerdotal de Padre Gabriel.
Ao final da missa, o Padre Jorge Pacheco, pároco de Santa Teresa e decano, agradeceu em nome do clero todo o trabalho realizado por Padre Gabriel em Teresópolis, destacando que seu zelo sacerdotal e carinho pelas pessoas marcaram profundamente a vida de muitos. Entre essas pessoas, destacou-se a ele próprio e ao Padre Carlos Henrique, ambos naturais de Teresópolis, que tiveram a oportunidade de conhecer Padre Gabriel desde a infância.
A celebração contou com a concelebração de vários sacerdotes diocesanos, incluindo o vigário geral, Monsenhor José Maria Pereira, e outros padres como Adilson Assumpção, que também teve a oportunidade de conhecer Padre Gabriel. Amigos e familiares compareceram à missa, incluindo pessoas vindas do Rio de Janeiro, que fizeram questão de dar um último adeus ao sacerdote.
Padre Gabriel Sobral Filho faleceu na madrugada de segunda-feira, aos 83 anos, após internação no Hospital São José, em Teresópolis. Ele era filho de Gabriel Nascimento Sobral e Tereza de Jesus Sobral, sendo o caçula de uma família de cinco irmãos. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 1966, na Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Ao longo de sua vida religiosa, o padre exerceu seu ministério em diversas paróquias, como Bom Jesus da Penha, Divino Amor, Santa Luzia, São Francisco de Assis (em Queimados) e São Braz (em Madureira).
Nos últimos anos, Padre Gabriel residia em Teresópolis, onde atuava como capelão na Casa São José, junto às Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Em outubro de 2023, a Comunidade São Francisco de Assis, localizada no Vale do Paraíso, na Paróquia Santa Teresa, em Teresópolis, aproveitou a bênção do altar para homenagear o sacerdote. Na ocasião, foi colocada uma placa que reconhecia seu papel como idealizador e construtor da igreja, além do trabalho pastoral realizado na comunidade.