Nota oficial de Dom Gregório Paixão, OSB

Bispo Diocesano

Caros Amigos,

Ontem à tarde, dia 19 de junho, fui depor na Polícia Federal como testemunha de defesa do empresário Dr. Dermeval Gusmão, um engenheiro baiano, casado, pai de quatro filhos, a quem acompanho como diretor espiritual desde 1993, ano da minha ordenação sacerdotal.

O referido senhor é católico, membro do conselho de administração do Hospital Santo Antônio, de Irmã Dulce (com quem trabalhou ainda como estudante de engenharia) e é conhecido pela competência e generosidade.

No passado, coletava roupas e cestas básicas para os mais pobres e, depois de formada sua empresa, sempre deu um dízimo anual às principais instituições de caridade de Salvador.

O hospital de Irmã Dulce, e uma série de outras instituições, receberam, desde o ano 2000, legalmente, valores que eram repassados em favor dos pobres. E mais, o Dr. Dermeval sempre trabalhou em campo, indo aos locais onde estavam os carentes.

Por efetuar algumas obras a pedido da Odebrecht e comprar um terreno onde ficaria o Instituto Lula, acabou caindo na Lava Jato. Aliás, nunca entrei nos assuntos ligados à sua empresa, pois não me cabem.

Meu depoimento em favor do Dr. Dermeval durou, apenas, alguns minutos, onde testemunhei, apenas, o seu histórico de caridade, ao longo dos anos.

Não me foi feito, em nenhum momento, nenhuma pergunta pelo juiz, que foi cortês e agradeceu pelo meu depoimento.

Graças a Deus, todas as instituições ajudadas tinham CNPJ e deram Recibos e Notas. Recebiam entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, diretamente depositados em suas contas. O problema é que o repórter somou o meu depoimento com a situação pela qual passa o Dr. Dermeval.

Eticamente, eu precisava depor, pois existia um lado do empresário e amigo que precisava ser conhecido. Ou a gente é amigo e pastor nessa hora ou não será jamais. Preferi ser as duas coisas, pois amicus certus in re incerta cernitur.

Peço as suas orações e afirmo que estou totalmente tranquilo e feliz por ter feito o que devia ser feito.

Em Cristo, nosso Senhor,

Dom Gregório Paixão, OSB
Bispo de Petrópolis

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *