Caros Amigos,
Ontem à tarde, dia 19 de junho, fui depor na Polícia Federal como testemunha de defesa do empresário Dr. Dermeval Gusmão, um engenheiro baiano, casado, pai de quatro filhos, a quem acompanho como diretor espiritual desde 1993, ano da minha ordenação sacerdotal.
O referido senhor é católico, membro do conselho de administração do Hospital Santo Antônio, de Irmã Dulce (com quem trabalhou ainda como estudante de engenharia) e é conhecido pela competência e generosidade.
No passado, coletava roupas e cestas básicas para os mais pobres e, depois de formada sua empresa, sempre deu um dízimo anual às principais instituições de caridade de Salvador.
O hospital de Irmã Dulce, e uma série de outras instituições, receberam, desde o ano 2000, legalmente, valores que eram repassados em favor dos pobres. E mais, o Dr. Dermeval sempre trabalhou em campo, indo aos locais onde estavam os carentes.
Por efetuar algumas obras a pedido da Odebrecht e comprar um terreno onde ficaria o Instituto Lula, acabou caindo na Lava Jato. Aliás, nunca entrei nos assuntos ligados à sua empresa, pois não me cabem.
Meu depoimento em favor do Dr. Dermeval durou, apenas, alguns minutos, onde testemunhei, apenas, o seu histórico de caridade, ao longo dos anos.
Não me foi feito, em nenhum momento, nenhuma pergunta pelo juiz, que foi cortês e agradeceu pelo meu depoimento.
Graças a Deus, todas as instituições ajudadas tinham CNPJ e deram Recibos e Notas. Recebiam entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, diretamente depositados em suas contas. O problema é que o repórter somou o meu depoimento com a situação pela qual passa o Dr. Dermeval.
Eticamente, eu precisava depor, pois existia um lado do empresário e amigo que precisava ser conhecido. Ou a gente é amigo e pastor nessa hora ou não será jamais. Preferi ser as duas coisas, pois amicus certus in re incerta cernitur.
Peço as suas orações e afirmo que estou totalmente tranquilo e feliz por ter feito o que devia ser feito.
Em Cristo, nosso Senhor,
Dom Gregório Paixão, OSB
Bispo de Petrópolis






