Na festa de Nossa Senhora da Guia, Dom Joel nos lembra que Maria reflete a luz que é Jesus Cristo

Com a Nossa Senhora da Guia lotada, a comunidade paroquial de Pacobaíba em Mauá, Magé, celebrou com grande alegria a festa de sua padroeira, no dia 8 de setembro, com missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado. No final da celebração, as crianças da catequese realizaram uma homenagem à padroeira e a todos os santos que integram a devoção paroquial.

 

O pároco, Padre Carlos Magno Teodoro Ribeiro, agradeceu a presença do bispo diocesano, ressaltando que era um desejo da comunidade receber Dom Joel na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba. Entre os avisos, Padre Carlos falou sobre a aprovação do projeto de restauração da Igreja Matriz, que terá à frente o historiador Carlito Lopes e a arquiteta Roberta dos Santos, responsáveis pelo projeto executivo de restauro.

Dom Joel ressaltou a importância desta iniciativa de restauro da Igreja Matriz, lembrando que, mesmo sendo a responsabilidade do historiador, da arquiteta e do Padre Carlos Magno, “toda comunidade também faz parte deste processo”. O pároco pediu ainda que quem tiver fotos antigas da Igreja Matriz possa apresentá-las para ajudar na elaboração do projeto de restauro.

A alegria pela presença do bispo diocesano na comunidade foi manifestada pela lembrança entregue a Dom Joel pela menina que estava representando Nossa Senhora da Guia. Dom Joel agradeceu a lembrança e o carinho da comunidade paroquial, manifestando sua alegria por estar celebrando Nossa Senhora.

Durante a homilia, Dom Joel falou sobre a devoção à Nossa Senhora, ressaltando a importância das festas em honra à Mãe de Deus. “Tantas vezes, por trabalho e por outras razões, muitos não conseguem celebrar essas festas. No entanto, hoje, nesse dia, somos convidados a lembrar que a Igreja celebra o nascimento de Nossa Senhora”, afirmou.

O bispo também encorajou os fiéis a refletirem sobre os diversos títulos que Nossa Senhora recebe: “Você já contou quantos nomes de Nossa Senhora você conhece? Temos as Nossas Senhoras do tempo bíblico e as que nos acompanham ao longo da vida, como Nossa Senhora da Guia.”

Dom Joel lembrou que a origem deste título é oriental e foi trazido ao Brasil pelos portugueses. “Maria guiou Jesus na sua trajetória e continua a nos guiar hoje, formando a grande família da Igreja”, destacou.

Com referência poética à Lua, Dom Joel comparou Maria ao satélite que reflete a luz do Sol, que é Jesus. “Maria brilha para nós e nos ilumina nas noites escuras da vida”, afirmou, reforçando a necessidade de ouvir os ensinamentos de Nossa Senhora.

Segundo Dom Joel, “Nossa Senhora age e fala, mas suas palavras são raras e poderosas. No Evangelho de Caná, ela diz: ‘Faça-se’. Essa é a essência da devoção: seguir o caminho que ela nos aponta.”

Ao concluir sua mensagem, Dom Joel enfatizou a importância da união na fé: “Todas as Nossas Senhoras são a mesma mãe de Deus. Cada uma delas tem sua própria característica, mostrando-nos aspectos diferentes de Maria e de Jesus.”

O bispo finalizou lembrando que, mesmo em tempos difíceis, “a luz de Deus nos guia, e não estamos abandonados à escuridão. Nossa Senhora da Guia nos ajuda a percorrer os caminhos da vida com fé e esperança.”

Álbum de fotos: Festa Nossa Senhora da Guia em Mauá

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *