Monsenhor José Maria celebrou missa de ação de graças pelos 90 anos da Capela de Jesus Adolescente

O Vigário Geral da Diocese de Petrópolis, Monsenhor José Maria Pereira presidiu a missa em ação de graças pelos 90 anos da Capela do Sagrado Coração de Jesus Adolescente, que fica no Condomínio La Villette, na Paróquia Santo Antônio e Santo Agostinho, em Nogueira. A celebração foi motivada pelo trabalho pastoral de evangelização e catequese realizado dentro do condomínio com as famílias, desde o início das celebrações da Santa Missa, quando o Padre Fabiano Motta era Pároco em Nogueira.

Devido aos compromissos paroquiais, Monsenhor José Maria assumiu o compromisso de celebrar a Santa Missa sempre aos sábados e, durante o período que ficou à frente da Capela, realizou batismo, casamento, visita às famílias e outras ações de evangelização que continuam até hoje. Atualmente o responsável por celebrar a Santa Missa é o reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Luiz Henrique Veridiano e pelo atual Administrador Paroquial de Nogueira, Padre Jovane da Rosa Carmo.

O Monsenhor José Maria manifestou sua alegria por celebrar a missa, lembrando todo trabalho realizado, ressaltando a importância de, mesmo sendo a capela restrita aos moradores do condomínio, manter o trabalho pastoral, levando Jesus a todas as famílias residentes. Carmem Regina Alves Tavares, uma das responsáveis pela Capela, montou uma exposição de fotos que mostram o início da igreja desde a fundação do Santuário Infantil São Miguel, onde mais tarde foi uma pousada e atualmente é o condomínio.

A pedra fundamental da Capela foi lançada em 19 de agosto de 1934. A construção foi orientada pelo Padre italiano Sebastião Gastaldi, capelão do Sanatório Infantil São Miguel, onde fica a capela. Hoje, um condomínio residencial. O Sanatório foi uma das obras da Cruzada Nacional contra Tuberculose, na década de 1930, fundada pelo embaixador Oswaldo Olintho de Magalhães, que junto com a esposa, Dona Isabel da Porciúncula, foram os doadores para construção da capela.

Monsenhor Mário Corrêa Ferreira, durante 30 anos morou no Sanatório, onde era o capelão, até se transferir definitivamente para o Seminário Diocesano onde ficou até seu falecimento em 2007.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *