Com o objetivo de incentivar a participação das famílias no Jubileu das Famílias, que acontecerá no dia 17 de agosto, no Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos, a Missão Casais Restaurados realizou um encontro on-line na noite de segunda-feira, dia 7 de julho, com a presença do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado. No espírito do Jubileu, cerca de 150 casais participaram do encontro, totalizando mais de 300 pessoas, sendo que muitos deles estavam participando com seus filhos.
Um dos momentos importantes do encontro foi quando o bispo diocesano começou a responder perguntas dos filhos dos casais. Para Dom Joel, este encontro foi um exemplo de como deve ser o Jubileu das Famílias, onde devem participar toda a família e não apenas o casal. “Como seria bonito ver aquele chão do Santuário de Matosinhos tomado pelas famílias”, comentou o bispo diocesano.
Ao estimular os casais a participarem do Jubileu das Famílias, Dom Joel comentou que “esse jubileu tem uma característica interessantíssima, que é a questão da esperança. Eu diria para vocês que as palavras Jubileu e família são importantes, mas eu coloco uma terceira: esperança”.
O bispo comentou sobre o que vem ocorrendo no mundo, onde existem muitos conflitos e muitas mudanças, com muitos sofrimentos. “O Papa Francisco, ao convocar o Jubileu, chama a atenção para um detalhe. Essas mudanças e sofrimentos estão deixando as pessoas inseguras, desanimadas e descrentes. Tudo isso pode levar a pessoa ao risco de perder a fé. O que é o jubileu, então? O jubileu é parar, arrumar, rever o que está acontecendo, purificar e prosseguir. Pois nossa esperança tem um nome, nossa esperança tem um rosto: é Jesus Cristo”.
Os casais assumiram o compromisso de estimular outros a participarem do Jubileu das Famílias, pensando inclusive em realizar, na véspera, um acampamento com atividades à noite no Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos.