Missa dos Santos Óleos e da renovação das promessas sacerdotais na Catedral de Petrópolis

O Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, preside amanhã a missa do Crisma, conhecida também como Missa dos Santos Óleos, quando os óleos usados nos sacramentos do Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos, são benzidos.

Esta missa será celebrada na Catedral de Petrópolis, às 9h, com a participação de todos os padres diocesanos, que nesta cerimônia renovam as promessas sacerdotais. Entre as promessas está a obediência ao bispo e aos seus sucessores, assim como a fidelidade à Igreja.

Os óleos benzidos em rito próprio pelo bispo são:

Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. Este óleo é usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé.

Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

O Óleo dos Catecúmenos é usado para os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

O Óleo dos Enfermos é usado no sacramento dos enfermos e significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Toda a programação das 49 paróquias da Diocese de Petrópolis, distribuídas por oito municípios que fazem parte do seu território, pode ser vista pelo site da Diocese – www.diocesepetropolis.org.br – clicando no banner (https://diocesepetropolis.com.br/semana-santa-diocese-de-petropolis/).

As 49 paróquias estão divididas pelas cidades para facilitar o acesso às informações de cada paróquia. Nas redes sociais da Diocese no Instagram e Facebook também tem acesso ao link da página com toda programação das paróquias.