Missa do Crisma na Catedral de Petrópolis e celebração da páscoa nas paróquias

Com a Santa Missa do Crisma, ou dos Santos Óleos, celebrada nesta quinta-feira, às 9h, pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, na Catedral São Pedro de Alcântara, se inicia o Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo, sendo que à noite, em todas as igrejas da Diocese se celebra a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-pés, lembrando o momento em que Jesus lava os pés dos Apóstolos.

O centro do Tríduo Pascal está na Vigília Pascal, celebrada na noite de sábado, encerrando-se com a missa da Ressurreição do Senhor Jesus, celebrada ao longo de todo o Domingo de Páscoa. Antes desta celebração, em todas as igrejas na sexta-feira, os católicos se reúnem para lembrar o momento da morte de Cristo, com a celebração da Paixão, procissão e encenação sobre os últimos momentos da vida de Jesus.

Toda a programação das 49 paróquias da Diocese de Petrópolis, distribuídas por oito municípios que fazem parte do seu território, pode ser vista pelo site da Diocese – www.diocesepetropolis.org.br – clicando no banner (https://diocesepetropolis.com.br/semana-santa-diocese-de-petropolis/). As 49 paróquias estão divididas pelas cidades para facilitar o acesso às informações de cada paróquia. Nas redes sociais da Diocese no Instagram e Facebook também tem acesso ao link da página com toda programação das paróquias.