Na manhã do dia 2 de novembro de 2017, os fiéis da Paróquia Imaculada Conceição de Raiz da Serra, participaram da Missa de Finados. Os fiéis saíram em procissão da comunidade de Santa Catarina de Alexandria em Fragoso e seguiram até ao cemitério, o onde aconteceu a Missa Campal.
A Missa foi presidida pelo Pároco, Padre Alexander de Brito Silva, que iniciou sua homilia falando sobre este dia que para muitos é um dia de tristeza, onde recordamos nossos entes queridos que partiram para eternidade. O sacerdote explicou que a liturgia deste dia, não se propõe ser uma liturgia de dor e sim uma liturgia banhada de esperança, pois só existe um inimigo a ser vencido como diz a carta de São Paulo aos Colossenses, que é a morte. Vencemos o pecado, a doença e o mal, nos agarrando a Jesus. Porém, a morte nós só venceremos no dia final, até o dia final quando o Senhor voltar. Nós passaremos pela dor da morte, ou da nossa ou de alguém que nós tanto amamos.
Padre Alex lembrou que somos a Igreja militante, aquela que está a caminho, explicando assim o gesto simbólico de vir em procissão, para que nós possamos nos recordar que somos a Igreja que caminha em direção a pátria celeste. Mas hoje, nós nos lembramos da Igreja padecente, aqueles irmãos e irmãs que esperam a purificação seus pecados no purgatório.
Antes de encerrar a homilia, Padre Alex fez os fiéis meditarem, sobre a forma que estão vivendo: os apegos aos bens materiais, a nomes, cargos ou títulos. E mostrou que não devemos nos apegar às coisas deste mundo e, sim, na vitória que o Senhor quer nos dar que é a Páscoa da Ressurreição.
A Benção final foi dada no Cruzeiro dentro do cemitério, em seguida, o sacerdote, o Diácono Gilmar e os ministros aspergiram água benta nos túmulos dos fiéis defuntos.
Imagens: Maria Fernanda e Júlia Godoy
Texto: Adriana Carreiro
Edição: Carla Mariana