A Universidade Católica de Petrópolis (UCP), por meio do Centro de Teologia e Humanidades, realizará o lançamento do livro “Lições básicas de Direito Canônico – Introdução ao Direito Eclesial e Comentário aos Livros I, II e III”, escrito pelo Padre Adenilson Ferreira. O evento está marcado para o dia 30 de outubro, às 19h, no auditório do Campus Dom Veloso, onde o autor fará uma apresentação da obra publicada pela Paulus Editora.
O referido livro visa oferecer uma introdução abrangente ao Direito Canônico, direcionada a estudantes e interessados por esse tema. Com pretensão didática, deseja auxiliar o leitor a se despojar do modo positivista e legalista do Direito Eclesial, ressaltar sua importância dentro da Igreja Católica e assumir uma visão mais teológica dessa realidade constitutivamente inerente à vida da Igreja. Sua leitura é indispensável para compreender a organização eclesial, desde as estruturas fundamentais até as demandas das diversas pastorais.
Dada a escassez de textos na área jurídico-canônica, essa obra é especialmente relevante e valiosa. O livro do Padre Adenilson Ferreira integra a coleção “Direito Canônico” e explora temas essenciais como o sistema jurídico da Igreja, a autoridade de governo, os cargos eclesiásticos, a organização universal e particular da Igreja, a configuração jurídica da vida consagrada e o múnus de ensinar.
O autor enfatiza que o Direito Canônico é uma realidade profundamente eclesial e, por isso, só pode ser compreendia à luz do mistério da Igreja e do plano sobrenatural da fé e da teologia. Ele argumenta que o estudo do Direito Canônico deve ainda levar em conta a autocompreensão da Igreja como uma comunidade de fiéis.
Padre Adenilson Ferreira é sacerdote da Diocese de Petrópolis e natural de Tocantins (MG). Ordenado em 2001, possui formação em Teologia e mestrado em Direito Canônico. Atua como professor e coordenador do Curso de Teologia na Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área, por ter exercidos alguns ofícios na Cúria Diocesana de Petrópolis, no Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Niterói e no Tribunal Eclesiástico Diocesano de Petrópolis. Atualmente, é pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.