Livro sobre a vida de Santo Aleixo

Padre Rafael Augusto Linhares Pinto, atualmente Vigário Paroquial em Nossa Senhora da Conceição, Raiz da Serra, escreveu um livro sobre a vida e obra de Santo Aleixo, padroeiro do distrito de Magé que leva seu nome.

Para adquirir o livro, as pessoas interessadas podem fazer contato pelo e-mail: ascom@diocesepetropolis.org.br ou ligar para a Paróquia de Santo Aleixo: (21) 2630-1138.

Santo Aleixo nasceu em Roma, e era o único filho de uma família cristã rica e caridosa – seu pai era um patrício romano de nome Eufêmio e sua mãe chamava-se Aglais. Ele viveu durante o reinado do imperador Teodósio, o Grande, em 380 d.C. Desde jovem ele desejava deixar o luxo e servir a humildemente a Deus, porém seus pais já haviam organizado seu casamento, como era de costume à época. Após casar-se, durante sua noite de núpcias, antes de consumar o casamento, Santo Aleixo entregou um anel a sua noiva, dizendo-lhe “Guarde este anel e reze a Deus para que Ele esteja sempre conosco e Sua Graça nos traga uma nova vida”, e partiu da casa de seus pais em segredo em direção a Edessa. Lá ele vendeu tudo o que tinha, distribuiu seu dinheiro aos pobres e viveu em mendicância por 18 anos, vivendo da caridade dos religiosos da igreja local, sempre rezando e participando da vida sacramental da Santa Igreja. Como era um homem de virtude e santidade, muitas pessoas vinham lhe procurar.

Padre Rafael Augusto Linhares Pinto nasceu em 4 de junho de 1985, em Magé. No ano de 2008 ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, onde começou os seus primeiros estudos direcionados à formação Sacerdotal.

No ano seguinte, iniciou os estudos de Filosofia na Universidade Católica de Petrópolis e, em seguida, os de Teologia no próprio Seminário. Recebeu o diaconato no dia 25 de março de 2015 e, neste mesmo ano, no dia 05 de dezembro, foi ordenado Sacerdote pela imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB.

Iniciou a vida pastoral na Paróquia São José e São Charbel, em Teresópolis, e logo depois foi transferido para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da mesma cidade.

Por ocasião do ano Mariano (2017), pelos 300 anos da aparição da Virgem Maria no Brasil, deu início a um curso de mariologia para os paroquianos, curso esse que deu origem ao material que serviu de base para o livro Compêndio de Mariologia.

Depois de exercer seu ministério sacerdotal na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Santo Aleixo, foi transferido para Paroquial em Nossa Senhora da Conceição, Raiz da Serra.

Padre Rafael é autor do livro “Compêndio de Mariologia” e do “Totus tuus Mariae – Sobre a verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria”.