Com a participação de mais de mil pessoas, foi realizado no dia 1º de maio, no Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos, o Jubileu dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, encerrando com a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado. A data do encontro foi escolhida por ser usada há muitos anos para os encontros dos ministros por decanato, e, este ano, para o Jubileu, com a peregrinação ao Santuário de Matosinhos.
Ao iniciar a celebração, Dom Joel falou de sua alegria em participar do Jubileu dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, afirmando que, neste momento, o que importava era o serviço e o testemunho de cada um. O bispo lembrou São José, cuja festa estava sendo celebrada, e a oração pela alma do Papa Francisco e pelo Conclave, para que os cardeais possam escolher o novo Papa, guiados pelo Espírito Santo.
O Coordenador Diocesano da Pastoral de Liturgia, Padre Pedro Henrique Pereira Santana, agradeceu a presença de todos os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, afirmando que todas as 49 paróquias da Diocese estavam representadas. “É muito bonito ver a disponibilidade de todos e o interesse em participar”, comentou Padre Pedro Henrique, manifestando sua alegria e agradecendo a todos que ajudaram a organizar o encontro.
Ele fez um agradecimento especial aos padres que passaram o dia no Jubileu dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e pela disponibilidade para atender confissões, e também aos seminaristas que ajudaram durante todo o encontro. O Coordenador Diocesano da Pastoral de Liturgia agradeceu ao Padre Gabriel Vieira Teixeira da Costa, Administrador Paroquial de Nossa Senhora Aparecida, em Parada Modelo, Guapimirim, e ao Vigário Geral da Diocese, Padre Paulo César Rodrigues Magalhães, pelo convite que aceitaram em falar no encontro.
Padre Pedro Henrique fez um agradecimento especial ao reitor do Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos, Padre Márcio Antônio Damasceno, por toda a organização e por toda a equipe do Santuário que ajudou no Jubileu dos Ministros da Comunhão. Padre Márcio agradeceu a presença de todos, afirmando que o Santuário está à disposição de todos, lembrando que, neste período do Jubileu da Esperança, além de Matosinhos, a Diocese conta com mais quatro locais de peregrinação: Catedral de Petrópolis, Igreja Santa Teresa, em Teresópolis, Poço Bento, em Magé, e o Santuário Nossa Senhora do Amor Divino.