Na Semana Nacional da Vida, que vai do dia 1º a 8 de outubro, acontece na Diocese de Petrópolis, no último dia, quando se celebra o Dia do Nascituro, acontece uma celebração diocesana, às 18h30, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Este evento contará com a presença da pró-vida, Elizabeth Melo Brandão, a fundadora e presidente da Rede Colaborativa Brasil, Zezé Luz e o Padre Leonardo Tassinari Resende, membro da Comissão Diocesana de Defesa da Vida.
No dia 11 de outubro, acontece o Jubileu da Vida, na Igreja Jubilar Santa Teresa, em Teresópolis, das 14h às 17h, encerrando com a missa, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Padre Paulo César. O encontro contará com a presença de Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que conduzirá a reflexão sobre o tema central: “Maria Santíssima, Mãe da Esperança, a escolha e a defesa da vida.”
Além disso, o Jubileu da Vida terá uma mesa redonda com o tema: “A CNBB e o CFM em Defesa da Vida e Contra a Assistolia Fetal”, com a participação da especialista em Direitos Humanos, Lília Nunes dos Santos, e do conselheiro federal do CFM e titular pelo Estado do Rio de Janeiro, Raphael Câmara Medeiros Parente.
No dia 12 de outubro, em Petrópolis, acontece a Caminhada Jubilar em Defesa da Vida, saindo as 8h30 das Igreja Nossa Senhora do Rosário e seguindo para a Catedral Jubilar São Pedro de Alcântara.
A vida é o maior dom que Deus concede ao ser humano e devemos valorizá-la em todas as suas fases. Em um tempo marcado por ideologias que relativizam a dignidade da pessoa, somos chamados a proclamar, com coragem e esperança, que toda vida deve ser acolhida, defendida e amada, desde a concepção até o seu fim natural.
No Jubileu da Vida, os participantes se reúnem sob a proteção de Maria Santíssima, Mãe da Esperança, para dar testemunho ao mundo de que, como Ela, devemos escolher a vida com coragem e esperança.