Neste domingo, 7 de setembro, Carlo Acutis será canonizado pelo Papa Leão XIV. O jovem, que faleceu em 2006, é lembrado como um ícone da santidade e um farol de esperança para os jovens contemporâneos. A sua vida de devoção e amor à Eucaristia ressoa profundamente entre os jovens sacerdotes da Diocese, que compartilham suas reflexões sobre seu impacto.
Rogério Tosta /Ascom Diocese de Petrópolis
O Padre Caio Cesar da Silva Freitas, de 26 anos, expressou sua admiração ao afirmar que presenciar a canonização de Acutis é ver as maravilhas de Deus. “Um jovem, podemos dizer, do nosso tempo, apaixonado e decidido por Cristo, inspira a nossa juventude a fazer o mesmo. Em um tempo em que a santidade, por vezes, torna-se desacreditada, Carlo Acutis surge como um farol, apontando a verdadeira luz, que é Cristo, e nos mostrando que a santidade ainda é possível!”
Dando seguimento a esse sentimento, o Padre Kayo Baptista Carlos, 29 anos e Coordenador do Setor de Juventude da Diocese de Petrópolis, destacou a relevância de Acutis na era digital. “Carlo Acutis, um jovem apaixonado pela Eucaristia, um coração devoto pela bem-aventurada e sempre Virgem Maria, fez da internet um altar, um lugar de adoração a Jesus, propagava sem medo a devoção eucarística, a devoção à Nossa Senhora, além de fazer da internet esse lugar de adoração, lugar de evangelização, Carlo Acutis também estendia a mão para os mais necessitados nas ruas da sua cidade. Muitos pobres da sua cidade, mendigos, o conheciam.”
Para o coordenador do Setor Juventude da Diocese, a devoção a Carlo Acutis “possa inspirar no nosso coração um desejo de céu, um desejo de eternidade. É uma graça muito grande podermos estar participando desse momento de canonização de um jovem.”
Ele ainda ressalta que é uma “grande graça para a juventude da Igreja Católica poder ter como exemplo, poder beber do testemunho de Carlo Acutis para nos estimular também na nossa vida de santidade. Que São Carlo Acutis interceda de maneira especial pela juventude da nossa Diocese, para que aumente no nosso coração a nossa sede de evangelizar, seja nas mídias sociais, seja estendendo a mão para os mais necessitados”.
Além disso, o Padre Pedro Henrique Pereira Santana, 31 anos e diretor espiritual do movimento FAC e JOAM, enfatizou que o exemplo de Acutis demonstra a possibilidade de se encontrar Deus, mesmo na era digital. “Os jovens atualmente vivem boa parte do seu dia no ‘mundo digital’. Nesse sentido, o testemunho de Carlo Acutis ensina que há um caminho para o encontro com Deus nesse mundo. Os jovens podem e devem utilizar os meios digitais para fortalecer a sua fé e apresentá-la aos outros. Contudo, o verdadeiro encontro com Jesus se dá no ‘mundo real’.”
Padre Pedro Henrique afirma que Carlo Acutis demonstrou isso, “seus familiares dão testemunho de tantos homens e mulheres que os procuraram depois de sua morte, pois, de alguma forma, foram assistidos pelo Beato e se encantaram com o seu testemunho. A Eucaristia, que sustenta a caminhada cristã, é chamada por Carlo Acutis de ‘autoestrada’ para o céu e é vivida no mundo real.”
O diretor espiritual do FAC e JOAM, conclui, frisando que “Carlo Acutis é um testemunho para a juventude de que o tempo no mundo digital deve ser investido para melhorar as relações no mundo real. Pelo seu testemunho, temos a clareza que o tempo gasto nos meios digitais também deve ser investido para a conquista do céu.”
Com a canonização de Carlo Acutis, esses jovens sacerdotes reafirmam a importância de seu testemunho, esperando que sua vida inspire não apenas a juventude da Diocese, mas todos os jovens a abraçar a santidade e a evangelização.