Começa hoje a Jornada Diocesana da Juventude

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), promovida pela Diocese de Petrópolis, tem inicio hoje, com a entrega de kits e crachás aos jovens, a partir das 8h, na na Catedral de Petrópolis. Nesta mesma igreja, à noite, às 19h30, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo fará o acolhimento da juventude e em seguida, acontece a missa de abertura, presidida pelo Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB e concelebrada por diversos padres diocesanos.

A JDJ está preparada para receber dois mil jovens, vindos das 45 paróquias da Diocese, de outras regiões do Estado e grupos de jovens de outras denominações religiosas que pediram para participar. “A jornada não será apenas um encontro para cantar, ela foi pensada e preparada para ser um momento celebrativo, quando os jovens serão evangelizados, terão a oportunidade de conhecer mais a palavra de Deus, e vivenciar momentos culturais e literários. O mais importante da jornada é ser uma grande celebração, pois a nossa juventude quer conhecer a verdade, quer o bem, quer o caminho, a verdade e a vida que é o Cristo”, frisou o Bispo de Petrópolis.

A Jornada Diocesana da Juventude vai contar com a presença dos cantores católicos como Leandro, Dunga da Comunidade Canção Nova, Eros Biondini, que também exerce a função de deputado federal por Minas Gerais, Adriana Arydes, Davidson Silva, Ziza Fernandes e outros, inclusiva os cantores da diocese, Larissa Viana e Heder Souza. O Festival da Juventude, que acontece no sábado, terá cinema, espetáculo teatral, feira literária, palestra sobre poesia e lançamento dos livros “Sementes entre lágrimas” com Pe. Antonio José., “Era uma vez” com Dom Gregório Paixão, “Teologia Moral: a busca dos fundamentos e princípios para uma vida feliz” com Frei Antonio Moser, “Tome a decisão” com Astromar Miranda.

“Nosso Decanato, por meio das paróquias receberá os jovens que vão participar da Jornada Diocesana. Será uma grande integração da Diocese com a participação dos jovens e das pessoas que vão ajudar na sua realização, tanto nas paróquias quanto nos eventos da Jornada”, comentou Padre Renato, lembrando que a Diocese conta com apoio da Prefeitura de Petrópolis, que ajudou na elaboração da programação cultural.

Desde o lançamento da Jornada Diocesana da Juventude, no Adorai, em setembro do ano passado, quando foram apresentados os símbolos – a Cruz e a imagem de Nossa Senhora do Amor Divino – que o bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, por onde passa convida os jovens e as pessoas de todas as idades para participar deste evento diocesano. O bispo não tem dúvida que será um marco na vida da juventude católica e também de todos os jovens, independente da religião, que participarem dos quatro dias da JDJ.

A Jornada tem inicio, na quinta-feira, dia 23, às 19h30, na Catedral de Petrópolis, com a presença do prefeito Rubens Bomtempo, que dará palavras de acolhida aos jovens vindos dos cinco municípios que formam a Diocese, além de Petrópolis e de outras regiões do Estado e do Brasil. A missa de abertura será presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, com a presença de diversos padres diocesanos.

Na sexta-feira, às 8h, tem inicio a programação do primeiro dia da JDJ-2015, com atividades nas 14 paróquias onde os jovens estão acolhidos e a tarde, às 14h30, participam de uma celebração penitencial e confissões na Catedral; às 16h30 acontece atividades de desafios radicais no Parque Natural de Petrópolis e às 19h30, via sacra na Praça da Águia, em frente a Câmara Municipal.

No sábado, a programação tem inicio às 8h30, com catequeses acontecendo na Igreja do Rosário, Campus Barão do Amazonas da UCP (Relógio de Flores), Colégio Santa Isabel e Escola Nossa Senhora do Amparo. Às 14h30 acontece o Festival da Juventude; às 17h30, momento mariano, na Praça Dom Pedro; 19h30, vigília no Colégio Santa Isabel; 21 horas, procissão com velas do Colégio até a Catedral, onde, às 22 horas, acontece a benção do Santíssimo Sacramento.

No domingo, último dia da JDJ-2015, acontece o XXI Adorai, na Praça da Liberdade, com várias tendas temáticas, a partir das 9h e às 14 horas, mega show com vários cantores católicos. O encerramento acontece, às 16h, com a missa de envio, presidida pelo bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão e a participação de todos os padres da Diocese.

Veja a programação de hoje e de amanhã:

Dia 23 de julho
8h – entrega de kits e crachás
19h30 – Missa de abertura

Dia 24 de julho
8h – missa nas paróquias onde os jovens estão hospedados e trabalho caritativo
14h30 – Celebração Penitencial e confissões, Catedral de Petrópolis
16h30 – Desafios radicais – Parque Natural Municipal (apenas para os inscritos)
19h30 – Via Sacra, em frente a Câmara Municipal
A programação completa e a lista de convidados completas, além de outras informações, podem ser conferidas no site www.jdjpetropolis.com.br.