Jornada “Cuidando de você” promovida para vítimas da tragédia em Petrópolis

Com objetivo de atender as vítimas da tragédia em Petrópolis, foi realizado no dia 24 de setembro, a jornada “Cuidando de você”, uma parceria entre o Reconciliatio e o Projeto Presença Samaritana. O evento começou com uma dinâmica de acolhida e cada participante partilhava sobre si e especialmente dizer o que o faz sorrir.

O encontro aconteceu no Centro Pastoral do Movimento de Vida Cristã (MVC) e foi organizado por Dante Aragón e Monique Bernardi, tendo como palestrante principal Pablo Perazzo. E contou com uma equipe de apoio formada por Nathália Pujol, Maria Eduarda Thomaz, Vinícius Macedo, Simone Santos, Laura Couto (psicólogos e estudantes de psicologia que participam da Reconciliatio). O evento contou com a participação do Diácono Permanente, Marco Carvalho, coordenador do Projeto Presença Samaritana e do sodálite Cankin Ma.

Durante a jornada “Cuidando de você” foram abordados os temas: Reconstruir a segurança perdida, se sofremos é porque estamos vivos, e devemos perguntar-nos: O que vamos fazer daqui para frente? A Igreja nunca esquece de seus filhos. Como o Bom Samaritano sai ao encontro dos mais necessitados. É na nossa fragilidade onde se manifesta a Glória de Deus e outros pontos fundamentais para que cada pessoa possa aprender a cuidar de si mesmo.

Um dos temas fundamentais da jornada foi compreender que, cada pessoa, vítima da tragédia é um sobrevivente e deve “descobrir a razão pela qual Deus nos permitiu estar vivos”. Outro ponto foi entender a Jornada como parte do processo de Reconciliação que cada uma das vítimas das chuvas está passando. A Jornada teve momentos de reflexão, de partilha, de dinâmicas, de diálogos em grupos e acabou com um momento de oração.