Ícone de Nossa Senhora de Czestochowa visita Diocese de Petrópolis até segunda-feira

O Ícone Peregrino de Nossa Senhora de Czestochowa, a “Peregrina da Esperança”, que percorre o mundo “Do Oceano ao Oceano” em defesa da vida, chegou hoje na Diocese de Petrópolis para sua peregrinação passando pelos quatro decanatos. A chegada ocorreu na Paróquia Santo Antônio, Alto da Serra, em Petrópolis, sendo recebida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, por alguns padres e fiéis que haviam participado da Santa Missa.

O ícone estava acompanhado do Padre Flávio Wender Meireles Paladino e de seminaristas quando chegou na Igreja Santo Antônio. O sacerdote falou sobre a importância do ícone na defesa da vida, ressaltando que sua passagem pela Diocese é uma oportunidade para rezar em defesa da vida. O Padre Flavio Wender conduziu um momento de oração, levando os fiéis a rezarem a Consagração da Obra de Proteção da Civilização da Vida e do Amor nas mãos da Santíssima Virgem Maria.

Durante a homilia, Dom Joel lembrou que neste tempo da Quaresma somos todos convidados à conversão e para isso “contamos com uma ajuda do Céu, a Virgem Maria, que aqui se faz presente na imagem do ícone de Nossa Senhora de Czestochowa”. O bispo lembrou que cada invocação da Virgem Maria está ligada à história de um povo, lembrando Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, comentando que são imagens diferentes, porém a mesma Nossa Senhora.

O bispo comentou ainda, fazendo uma referência às leituras do dia da missa, que quem defende a morte fica incomodado com aqueles que defendem a vida. Ele afirmou que, tudo indica que será a Igreja Católica a única instituição a defender a vida desde a concepção até a morte natural.

Programação

5 de abril 

Santuário Nossa Senhora do Amor Divino, Corrêas (Decanato N. Sra. do Amor Divino)

06h30 – Acolhida do ícone (Comunidade Jesus Menino)

07h – Santa Missa presidida pelo reitor do Santuário, Pe. Rodrigo
Manhã, tarde e noite: programação paroquial organizada pelo pároco

6 de abril

Paróquia São Nicolau, Suruí (Decanato São José de Anchieta)

8h30 – Acolhida do ícone (Comunidade Mater Dolorosa)

9h – Santa Missa presidida pelo pároco, Pe. Egnaldo
Manhã e tarde: programação paroquial organizada pelo pároco (saída às 16h30)

Paróquia Santa Teresa, Teresópolis (Decanato Sta. Teresa)

17h30 – Acolhida do ícone (Comunidade Mãe do Verbo Divino)

19h – Santa Missa presidida pelo pároco, Pe. Jorge

7 de abril

08h – Santa Missa de encerramento da peregrinação, presidida pelo Pe. Flávio, coordenador da Comissão Diocesana de Defesa da Vida.

História

O Ícone Peregrino de Częstochowa é uma réplica fiel da imagem milagrosa conservada no Santuário de Jasna Góra, em Częstochowa. De acordo com uma antiga tradição cristã, o Ícone de Częstochowa foi pintado por São Lucas Evangelista sobre a mesa da casa de Maria em Nazaré.

O Ícone de Częstochowa é venerado com grande respeito tanto nas Igrejas Orientais quanto Ocidentais. O Ícone peregrino, preparado exatamente no mesmo tamanho do original e seguindo a técnica iconográfica tradicional, representa Maria como Hodegetria, “aquela que guia”, que aponta com a mão direita para Cristo e conduz todos os homens a Deus, a Fonte da Vida. A cópia destinada à peregrinação mundial foi solenemente consagrada em Częstochowa no dia 28 de janeiro de 2012.

Os iniciadores desta peregrinação são leigos de 18 países envolvidos em diversas obras pró-vida, que reconhecem a necessidade da ajuda divina para superar o crescente ataque global contra a civilização da vida. Assim, iniciaram esta campanha com um Ato de Consagração a Nossa Senhora pela Defesa da Civilização da Vida e do Amor, ato que também é feito durante a visita do Ícone.

A peregrinação do Ícone começou em 28 de janeiro de 2012 e, em sua primeira etapa, passou por Rússia, Cazaquistão, Bielorrússia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Romênia, Eslovênia, Croácia, Itália, Áustria, Liechtenstein, Suíça, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, França, Espanha (incluindo Ceuta, na África) e Portugal, concluindo em 8 de abril de 2013, na Festa da Anunciação, em Nazaré.

Durante essa etapa, o Ícone visitou vários santuários marianos famosos, como Lourdes, Saragoça, Knock e Fátima. A segunda etapa da peregrinação iniciou-se em 26 de agosto de 2013, percorrendo Estados Unidos, Canadá e México, onde foi recebido duas vezes no Santuário de Guadalupe. Seguiu para o Equador e participou das Jornadas Mundiais da Juventude no Panamá. Estava previsto passar pela Colômbia, Peru e Brasil, mas a pandemia interrompeu esses planos.

Agora, no Ano Santo de 2025, como “Peregrina da Esperança”, Maria, Mãe do Salvador, venerada no Ícone de Częstochowa, chega ao Brasil para que, junto com Ela, apresentemos a Deus nossas orações em defesa da vida. Seu objetivo é incentivar todos os cristãos e pessoas de boa vontade a servirem ao Evangelho da vida, protegendo cada vida humana, especialmente os nascituros ameaçados pelo aborto, e promovendo ações concretas para ajudar as mulheres que se encontram em um momento delicado devido a uma gravidez inesperada.

« de 2 »

A reprodução das notícias e fotos é autorizada desde que contenha a assinatura: Ascom/Diocese de Petrópolis

Para mais informações ascom@diocesepetropolis.com.br

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ