Hino da CF-2025 é lançado no início da reunião do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB

A 7ª reunião ordinária do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), começou com a apresentação do Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. O bispo de Petrópolis e coordenador do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ), dom Joel Portella Amado, participa da reunião como presidente da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé.

A escolha do hino se deu depois de um processo de escolha coordenado pelo Setor de Música Litúrgica da Conferência e aprovado e acompanhado pelos bispos. O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, ressaltou a simplicidade e a força da canção alicerçada na figura e na mensagem de São Francisco de Assis.

Caminhar pastoral da Igreja no Brasil

Já na análise de conjuntura eclesial, o responsável pelo Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ), dom Joel Portella Amado, apontou que foi a pergunta “Para onde vai o caminhar pastoral da Igreja no Brasil?”  que conduziu o olhar para a realidade.

Dom Joel falou da existência de uma crise da esperança e a existência no país de projetos de ser humano, sociedade e Igreja que apontam para a divisão. Neste contexto, segundo ele, o que se pede da Igreja é que cada batizado seja um profeta de comunhão. “Temos um pluralismo sim, não sabemos muitas vezes o que fazer, mas é necessário integrar os diferentes e promover o diálogo”, disse.

Ainda de acordo com a reflexão sobre a realidade eclesial, o Jubileu é uma boa perspectiva para a saída para a crise de esperança. Dom Joel reforçou que é necessário promover a  “convivialidade” em pequenas comunidades, na promoção da iniciação à vida Cristã, no trabalho pelo respeito às diferenças, na criação de estruturas de comunhão pastoral, no aprofundamento da teologia do Povo de Deus e da antropologia da alteridade e da fraternidade.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, Secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers e Dom Joel, Bispo de Petrópolis – Fotos: Luiz Lopes Jr/CNBB

Análises de conjuntura social e eclesial

A reunião seguiu com as análises de conjuntura social que buscou compreender o cenário das Eleições Municipais deste ano e a análise de conjuntura eclesial.

O bispo de Carolina (MA) e coordenador do grupo de Análise de Conjuntura da CNBB, dom Francisco Lima Soares, buscou apresentar uma análise da realidade tendo o pressuposto de que as Eleições Municipais são mais um momento de fortalecer a Democracia e discutir o futuro do Brasil.

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

O arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), dom Leomar Antônio Brustolin, apresentou o os passos dados na elaboração do texto das novas diretrizes: escuta dos bispos, escuta de diversas expressões do Povo de Deus, primeira redação do Instrumento de Trabalho, reflexão a partir Conversação Espiritual na Assembleia Geral de 2024, escuta continuada, escuta dos assessores das Comissões da CNBB, apresentação no Consep para definir pontos referenciais das Diretrizes (setembro 2024) e encaminhamento da nova redação par os bispos em janeiro de 2025.

Fonte e mais informações em Hino oficial da Campanha da Fraternidade 2025 é lançado em reunião do Consep – CNBB

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br