Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Há no Homem a Imagem da Trindade? A Resposta de Santo Tomás – Pe. Anderson Alves

Está no homem a imagem de Deus quanto à Trindade? Essa é a pergunta de S. Th., I, q. 93, a. 5. Parece que não, pois a Escritura diz que Jesus é a imagem do Pai e o homem foi feito à imagem de Cristo.

Entretanto, a resposta de Tomás de Aquino parte da afirmação de Santo Hilário: “O fato de se dizer que o homem foi feito à imagem de Deus mostra a pluralidade das Pessoas divinas”. De forma que há no homem a imagem de Deus não apenas quanto à natureza divina, mas também quanto à Trindade das Pessoas, uma vez que em Deus existe uma única natureza em três Pessoas.

É certo que alguns disseram que no homem só há imagem do Filho, pois o Filho é a imagem do Pai. Agostinho, porém, desaprova essa opinião. Primeiramente, porque se o Filho é semelhante ao Pai, isso é devido à igualdade dele com o Pai quanto à essência divina, e se o homem foi feito à semelhança do Filho, é necessário que o homem tenha sido feito à semelhança do Pai.

Tomás diz também que se o homem tivesse sido feito somente segundo a imagem do Filho, o Pai não diria: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”, mas “à tua imagem”. Aquele versículo bíblico, para Tomás, é um indício da Trindade, no primeiro livro da Bíblia.

De modo que quando se lê no livro do Gênesis: “Ele o fez à imagem de Deus”, não se deve compreender que o Pai fez o homem unicamente segundo a imagem do “Filho que é Deus”, mas que o Deus Trindade fez o homem à sua imagem, isto é, de toda a Trindade.

Segundo Santo Tomás, o versículo “Deus fez o homem à sua imagem” pode ser compreendido de três maneiras. Primeiramente, entendendo que a preposição “a” indica o termo da criação. O sentido do versículo seria: Façamos o homem de tal maneira que nele se encontre a nossa imagem.

Em segundo lugar, a preposição “a” pode designar a causa exemplar, ou seja, o modelo da criação, como quando se diz que um livro foi feito ao modelo de outro. Assim a imagem de Deus é a essência divina e a imagem é tomada no sentido de modelo.  O terceiro modo é o seguinte: a essência divina é chamada imagem porque é por ela que uma Pessoa imita uma outra.

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email
Print