Frei William, coordenador do CRB-Petrópolis, participa do Congresso dos Religiosos em Fortaleza

Frei Willian Gomes Mendonça, OFMConv., Coordenador do Núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-Petrópolis), na Diocese de Petrópolis, participou do o Congresso Nacional dos Religiosos, na cidade de Fortaleza/CE, pela ocasião dos seus 70 anos. Durante o Congresso, Frei Willian teve a oportunidade de se encontrar com Dom Gregório Paixão, OSB e com religiosas que trabalharam e fazem missão na Diocese.

A seguir o artigo de Frei Willian sobre o Congresso:

No dia 30 de maio de 2024 a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) iniciou o Congresso Nacional dos Religiosos na cidade de Fortaleza/CE pela ocasião dos seus 70 anos.

O Congresso reuniu mais de 800 religiosos das diversas partes do país, o Secretário da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, a presidente da Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR), Irmã Liliana Franco, ODN e a Presidente da CRB Nacional, Irmã Eliane Cordeiro, Mercedária da Caridade.

O evento foi transmitido ao vivo pelos meios de comunicação da CRB Nacional para aqueles que não puderam estar presentes por diversos motivos. Além da transmissão ao vivo foram realizados diversos boletins sobre cada parte do evento com uma equipe de profissionais religiosos formados pela própria CRB.

A alegria do encontro de tantos irmãos e irmãs marcou profundamente a celebração dos 70 anos da CRB pelo itinerário da Memória, Mística, Profecia e Esperança.

O acontecer da história impulsionados pela vida recebida de Cristo fizeram da Vida Consagrada no Brasil profecia que se coloca junto aos pequeninos do Reino por meio de um testemunho profético e cheio de esperança.

A celebração dos festejos da Conferência dos Religiosos do Brasil seguiu o itinerário da Memória, Mística, Profecia e Esperança. O primeiro dia foi marcado por um passeio pelos caminhos percorridos pela CRB ao longo da história desde a fundação com suas luzes, desafios e compromisso com o Evangelho.

No dia 31 de junho a temática da Mística foi celebrada com uma peregrinação de todos os consagrados e consagradas para Canindé/CE, lugar de peregrinação de muitos nordestinos que piedosamente recorrem à intercessão de São Francisco das Chagas.

No dia 01 de junho foi meditado o tema da Profecia como uma marca profunda na Vida Religiosa que viveu a ousadia do anúncio nos lugares mais recônditos e difíceis. Este dia foi um convite a todos para que não deixem morrer a profecia. A Vida Consagrada é profética, mesmo quando silenciosa.

No dia 02 de junho foi contemplado o tema da Esperança na relação com a fé e a caridade. Dom Ricardo encerrou o congresso com a Santa Missa. Em sua belíssima homilia, um trecho importante se destaca: “Queridos religiosos e religiosas venham para o meio. O senhor Jesus convida todos e espera de todos e todas um novo protagonismo na Igreja, na sociedade e no mundo. Sejam as mãos de Cristo para a Igreja e para a humanidade”. Neste momento jubilar a Vida Consagrada renova seu compromisso com Jesus Cristo e com os mais abandonados e sofridos da sociedade.

O anúncio do Reino, pela força do Espírito Santo, passa necessariamente pelo envolvimento com as causas do Reino de Deus. A evangelização e a missão devem tocar todos os âmbitos da vida humana, tão sofrida e explorada.

Frei Willian Gomes Mendonça, OFMConv.

Coordenador do Núcleo da CRB-Petrópolis