Festa de Santo Antônio nas igrejas da Diocese de Petrópolis

A Igreja Católica celebra, no dia 13 de junho, um dos santos mais populares, Santo Antônio de Pádua e na Diocese de Petrópolis quatro paróquias dedicadas ao santo contam com programação de missa durante todo o dia. O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, presidi a missa em duas delas, às 11h, na Paróquia de Paquequer em Teresópolis e em às 19h30, na Paróquia de Nogueira em Petrópolis.

As outras paróquias que também celebram Santo Antônio são, a Paróquia do Alto da Serra em Petrópolis e a Paróquia de Nova Marília em Magé. No entanto, como lembra Dom Gregório Paixão, por causa de sua popularidade, Santo Antônio é celebrado com grande alegria em toda Diocese de Petrópolis, com missa nas 49 paróquias presentes nos oito municípios que formam a Diocese.

Na Igreja do Alto da Serra a missa acontece às 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e às 19h. Em Nogueira a missa será celebrada nos seguintes horários: 6h30, com bênção e carreata, 7h30, com o Vigário-Geral da Diocese, Monsenhor José Maria, 15h, 17h, 19h procissão e às 19h30 missa com o bispo diocesano. Na Paróquia de Santo Antônio em Teresópolis a missa acontece às 8h30, 11h com Dom Gregório Paixão, 15h, com o Vigário-Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira, e 19h. Na Paróquia de Nova Marília a missa será às 19h seguida de procissão.

Natural de Lisboa (Portugal), Santo Antônio nasceu a 15 de agosto de 1195 e ficou conhecido também como Santo Antônio de Pádua, porque faleceu na cidade italiana no dia 13 de junho de 1231. Em mais de oito séculos, Santo Antônio ganhou milhares de devotos no mundo inteiro, especialmente no Brasil, Portugal e Itália.  Em 1220, o jovem Fernando da Ordem dos Cônegos Regulares decidiu dar uma guinada na sua vida: deixou a Ordem dos Agostinianos para seguir os passos de outro jovem que se chamava Francisco e era de Assis, na Itália.

Em 1219, São Francisco de Assis enviou em missão para Marrocos cinco frades: Berardo, Otão, Pedro, Acúrsio e Adjuto. Em terras africanas, dedicaram-se à pregação, tendo sido perseguidos e martirizados. Ao chegar no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, no ano de 1220, as relíquias dos mártires, o jovem cônego se viu extremamente impactado pelo testemunho de coragem dos religiosos franciscanos. Foi assim que Fernando, cativado pela perseverança dos mártires, decidiu juntar-se ao jovem de Assis.

Em 1220, o ano de sua ordenação sacerdotal, ingressou na Ordem dos Frades Menores, quando recebeu o hábito franciscano, no Convento de Olivas, em Coimbra, com o nome de Frei Antônio. Iniciou uma missão para o Marrocos, mas após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.