Festa de Santo Antônio em Teresópolis

Festa Santo Antonio 2017
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

A Paróquia de Santo Antônio em Teresópolis festejou o seu padroeiro com trezena preparatória e diversas atividades, que reuniram uma grande quantidade de fiéis da cidade e também de visitantes aos finais de semana, já que o bairro fica na entrada da cidade, em um local de grande frequência de turistas, que aproveitam a festividade para também participar das celebrações e apreciar a comida típica desta época festiva.

A abertura das festividades contou com coroação de Nossa Senhora, e missa celebrada pelo Monsenhor Paulo Daher, Vigário-Geral da Diocese, e encerrada no último dia 13, com quatro missas, sendo a mais concorrida a celebrada pelo Bispo diocesano, Dom Gregório Paixão.

Durante estes dias em que a comunidade do Alto e adjacências meditou o tema: “Santo Antônio, exemplo de amor à Virgem Maria”, em que padres de diversas partes de nossa Diocese estiveram presentes, atraindo ainda pessoas de outras partes da cidade para reverem antigos amigos ou conhecerem os padres amigos do Padre Jorge, também nestes dias aconteceram eventos com fundos destinados à construção da Capela de Nossa Senhora Aparecida na Pedreira, com inauguração prevista para o mês de outubro, em que toda a Igreja do Brasil estará em festa pelos 300 anos da aparição de Nossa Senhora no Rio Paraíba. Dentre elas, o almoço de Santo Antônio e o Show de Prêmios. Também aconteceu a exposição de automóveis antigos, que movimentou o pátio da Matriz, pela diversidade de modelos, marcas e cores, principalmente crianças e os mais jovens se renderam a estes clássicos.

Atração que mereceu missa com horário próprio foi a Primeira Comunhão de dezenas de crianças da catequese. A missa das 16h do dia 04 ficou repleta de parentes e amigos das crianças, que trouxeram muita felicidade ao Padre Jorge, que comentou ainda com os pais e responsáveis da importância de auxilia-los na perseverança.

E enfim o grande dia de nosso padroeiro, uma terça-feira em que houveram quatro missas. A missa das 11h contou com a presença do Bispo diocesano, Dom Gregório Paixão. Como de costume a missa foi bastante concorrida, contando ainda com a presença de autoridades e a imprensa local, que sempre está presente nos grandes eventos religiosos da cidade. Presença ilustre também nesta celebração foi a do Padre Geraldo Dias, irmão do saudoso Monsenhor Nivaldo, que durante muitos anos administrou a paróquia. Na parte da noite houve missa com procissão pelas ruas do bairro e os tradicionais fogos de artifício.

A festa do padroeiro mesmo sendo muito extensa e por isso exigindo bastante da comunidade, é oportunidade, também, para que aconteça não só entre os paroquianos engajados nos trabalhos mas também para a comunidade católica em geral, que nestes momentos se conhecem melhor, conhecem outros padres, e aprofundam na fé. É uma ocasião não somente de pedir as graças e pegar os tradicionais pães de Santo Antônio (abençoados e entregues nas quatro missas do dia), mas de confraternização e apoio para um recomeço na caminhada, para no próximo ano a comunidade estar mais unida e poder contar com mais gente para os trabalhos.