Festa de Matosinhos atraiu 30 mil romeiros

A Diocese de Petrópolis, nos dias 28, 29 e 30 de Agosto celebrou a festa em Louvor ao Bom Jesus, no Santuário em Matosinhos da Paróquia Sant’Ana de Inconfidência (Sebollas).  São 242 anos que o evento acontece, fazendo parte do calendário histórico e cultural de festividades religiosas do município. O evento foi organizado pelo Padre Márcio Antônio Damasceno em parceria com a Comissão Organizadora titulada Benfeitores do Santuário Bom Jesus de Matosinhos.

A Maior festa religiosa do Estado do Rio de Janeiro, este ano contou com a presença de cerca de 30 mil romeiros, vindo de vários lugares do país, para viver sua fé ao Bom Jesus de Matosinhos. Os romeiros encontraram adoração, orações, louvor e missas presididas pelo Pároco Padre Marcio Damasceno, Padre Valdir, Padre Jorge e Dom Gregório Paixão, OSB, Bispo da Diocese de Petrópolis.

FOTO-MANINHO-CENTRO-SUL-NOTICIAS-33
Clique na imagem e veja outras fotos

A festa teve início na sexta-feira, dia 28 de Agosto, e encerou no Domingo, dia 30. Todos os dias ocorreram oração do ângelus, terço e ladainha de Bom Jesus de Matosinhos, além da celebração das santas missas. Nesses três dias de festa foram celebradas 12 missas. Pra se ter idéia, apenas no domingo ocorreram oito, havendo também uma procissão com as imagens de Bom Jesus e Nossa Senhora das Dores. Também houve vários batizados.

Centenas de barracas foram montadas no local, além de muita música ao vivo, bailes e uma programação social variada. Romeiros de diversas cidades do estado e do país vieram em caravana ao Santuário. Ônibus coletivos vinham e voltavam lotados de minuto a minuto. Segundo integrantes daGuarda Municipal, o estacionamento não deu vazão para tamanha quantidade de veículos. Além dos agentes da guarda, o evento contou com stands da Secretaria Municipal de Saúde dando assistência médica 24h, o apoio da Polícia Militar e Conselho Tutelar.

A GDF Produções ofereceu toda estrutura sonora do evento, contando com uma prestação de serviço público de ótima qualidade, auxiliando na entrega de documentos perdidos e pessoas desencontradas de seus familiares. O repórter Geraldo Dias Filho, Maninho da GDF, esteve presente no local representando a Federação Nacional de Imprensa (Fenai), em Brasília, e o portal Centro Sul Notícias, além de auxiliar nos serviços de utilidade prestados pela GDF.

Este ano se comemorou os 242 anos de devoção ao Bom Jesus de Matosinhos que por volta do ano de 1773 ergueram no local uma pequena ermida de pau a pique, em louvor ao Bom Jesus Crucificado, e com o aumento de fiéis é elevada o curato por volta de 1976 e só em 1862 foi construída uma capela com maior porte arquitetônico e em 1959 foi concluída a atual igreja.

Nosso Agradecimento a todos que ajudaram de alguma forma nesta grande festa, seja no banheiro, no estacionamento, lanchonetes, missas e etc. Em especial a Comunidade Magnificat, Seminarista Marcos e todos os ministérios de músicas, ministros e diácono de nossa paroquia que contribuíram na espiritualidade da festa. Ao nosso Bispo Dom Gregório Paixão que continua nos apoiando e ao Pároco Padre Marcio Damasceno que com muito empenho e dedicação, conseguiu fazer da festa  um grande sucesso.

Colaboração: Pascom Paroquia Sant’Ana de Inconfidência (Sebollas)