Exposição com trabalho de alunos das escolas paroquiais homenageou o Bicentenário da Independência

Os 72 trabalhos de alunos das escolas paroquiais, em comemoração ao Bicentenário da Independência foram expostos hoje (7/09) na área externa da Catedral de Petrópolis. A exposição foi aberta pela pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, ressaltando a beleza dos trabalhos feitos pelas crianças, frisando que “foi uma das formas que encontramos para possibilitar às crianças de participarem e refletirem sobre esta comemoração”.

Entre os trabalhos está o da aluna de 12 anos da Escola Paroquial Bom Jesus, Talita F. de Paula. Ela disse que “em meu desenho representei as diferentes formas físicas do povo brasileiro. O índio, a branca, o negro, o asiático e o mulato. Tentei retratar através dos traços físicos as diferentes culturas que formam o jeito brasileiro de ser”.

Ela explicou que independente da raça e religião todos são brasileiros e seu objetivo com o desenho foi mostrar a igualdade que deve existir no Brasil. A mãe de Talita, a senhora Joselma Florência de Paula disse que é uma honra ter uma filha que está se expressando desta maneira, “procurando mostrar que somos todos iguais”.

exposição bicentenário da independência

Mas este não foi o único trabalho que procurou refletir a realidade de cada criança e da sociedade a partir da comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil. Helena Siqueira Lisboa, 18 anos, da Escola São Judas Tadeu apresentou um desenho onde retrata os sonhos de um ‘moleque de favela’ dividido entre “o lugar correto onde deveria estar (brincando e estudando) e a realidade das escolhas erradas de uma criança fragilizada”.

Outro trabalho que chama atenção é um que retrata a briga e discussões entre os pais, uma realidade vivida por muitas crianças e, diante desta situação desconta em alguma coisa. Mellina Vitoriano, 14 anos, da Escola São Judas disse que “na minha pintura, eu escolhi representar uma criança que desconta nos estudos”.

Outros desenhos retratam a independência do Brasil, fazem referência ao Imperador Dom Pedro I e outros, as crianças lembram que uma sociedade livre é aquela que sabe respeitar as diferenças. Os trabalhos ficaram em exposição na manhã e início da tarde do dia 7 de setembro. Agora, serão levados para uma exposição na cidade do Rio, mais qualquer um pode ver os mais de 400 trabalhos feitos pelas crianças no Instagram – @novosolhares5 – Novos Olhares Petrópolis.

A exposição contou com a participação das bandas marciais da Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória e da Escola Paroquial São Judas Tadeu. A secretária de Estado de Cultura, Daniele Barros e da presidente do Instituto de Cultura de Petrópolis, Diana Iliescu, assim como o presidente do CDL, Claudio Mohammad, membros do IHP e outras autoridades municipais.

A escolha das obras realizadas pelos alunos foi o resultado do concurso artístico “Bicentenário da Independência sob o olhar dos jovens e das crianças”, que teve como tema geral “Eu, brava criança brasileira”. O concurso foi realizado pela Diocese de Petrópolis, por meio do Setor de Educação. A exposição conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, do Governo do Estado do Rio, do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), da Dellarte, do CDL Petrópolis, da Secretaria de Cultura e da Economia Criativa e da DOI2 Entretenimento.