Ex-alunos do Seminário Diocesano no 55º Encontro Anual

A Associação dos Ex-alunos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, se reuniu no fim de semana, durante o 55º Encontro Anual, com a participação de vários ex-alunos, entre ex-seminaristas e sacerdotes. Entre os muitos momentos do encontro, um deles marcou a todos, com a homenagem realizada a um de seus integrantes, Umberto, falecido este ano, com a presença de sua esposa e seus familiares.

Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, se encontrou pela primeira vez com os ex-alunos do Seminário e manifestou sua alegria e entusiasmo, afirmando em vários momentos: “são pessoas que amam o Seminário”. Tal afirmação, inspirou o bispo diocesano a sugerir que se faça uma pesquisa, para saber se há outras associações semelhantes a do Seminário de Petrópolis, alimentando o desejo de quem sabe um encontro nacional, como testemunho vocacional, tanto para o sacerdócio quanto familiar.

Ao comentar o Evangelho da liturgia do 17º Domingo do Tempo Comum (28/07), que fala sobre o milagre da multiplicação do pão e peixe (cf: Jo 6,1-15), Dom Joel disse que, além do milagre, o que chama atenção nesta passagem é o fato das pessoas desejarem estar junto de Jesus. Comentando sobre o dia a dia, o bispo lembrou que ninguém gosta de fazer uma refeição sozinho, sempre busca a companhia de alguém e se não tem ninguém, fica diante da televisão ou, até mesmo do celular.

– Não fomos criados para o isolamento e por isso, queremos conviver com outras pessoas, estar junto, principalmente de quem amamos. A imagem do banquete do evangelho não é apenas das iguarias que aparecem, mas é o amor de Deus por cada um de nós. Nesta passagem, além do sinal messiânico, percebemos o quanto o amor de Deus se fez presente, na atenção a todos, comentou, afirmando ainda que mostra o quanto a comunhão é importante e é a lógica da mensagem de Jesus.

O bispo falando aos ex-alunos afirmou que precisamos traduzir este amor recebido de Deus numa atitude de sermos construtores da comunhão, capazes de agregar. Encerrando sua homilia comentou que na missa Deus nos alimenta com a palavra, o pão e vinho, seu corpo e sangue e também pela fraternidade.

Durante o encontro os ex-alunos tiveram momentos de lazer e formação, com a presença do Padre Carlos Silva de Oliveira, falando sobre arte e o assessor de imprensa da Diocese, Rogerio Tosta, que falou sobre Inteligência Artificial e Mídias Digitais. O reitor do Seminário, Padre Luiz Henrique Veridiano ficou feliz com o encontro, agradecendo a presença do bispo diocesano.

« de 2 »