Entre os dias 13 e 15 de outubro, a cidade de Vassouras (RJ) será sede do Encontro de Formação para Presbíteros, promovido com o objetivo de fortalecer a espiritualidade, a fraternidade e a formação permanente dos padres.
O bispo referencial para a Comissão Regional dos Presbíteros (CRP), Dom José Maria Pereira, destacou em mensagem oficial a importância deste momento. Segundo ele, cuidar bem dos presbíteros é uma missão essencial da Igreja: “A formação permanente é um direito-dever do presbítero e dá-la é um direito-dever da Igreja, tanto que este último está estabelecido na lei universal” (PDV, 90).
O encontro pretende ser um espaço de convivência fraterna, reflexão e aprofundamento da missão sacerdotal. Dom José Maria também ressaltou a importância da participação e do incentivo entre os padres: “Você prestará um grande serviço a um irmão presbítero encaminhando este convite ou levando-o para o nosso encontro em Vassouras”, afirmou.
Em sua mensagem, o bispo recordou ainda as palavras do Papa Leão XIII ao clero de Roma, sublinhando o valor da fraternidade presbiteral: “Gostaria de vos ajudar, de caminhar convosco, para que cada um recupere a serenidade no seu ministério; mas, precisamente por isso, peço-vos um ímpeto na fraternidade presbiteral”.
Ao final, Dom José Maria reforçou o convite com espírito de união e esperança: “Conto com sua presença e divulgação. Unidos em Cristo, abraço cordial e fraterno”.