O Congresso Diocesano da Educação terminou com o Jubileu dos Educadores, com a peregrinação do teatro do Colégio Santa Isabel até a Catedral Jubilar São Pedro de Alcântara, onde os participantes tiveram a oportunidade de participar da missa e fazer orações diante da Cruz Jubilar. Com faixas representando escolas, os profissionais de educação, pais e alunos caminharam pelo centro de Petrópolis, cantando e rezando, manifestando publicamente sua fé em Cristo.
A missa, na Catedral de Petrópolis, foi presidida pelo Padre Pedro Paulo, assessor da Pastoral da Educação, e concelebrada pelo pároco da Catedral, Padre Thomas Gimenez, pelo vice-reitor do Seminário Diocesano, Padre Tiago José, pelo diretor do Colégio Aplicação, Padre Moisés Fragoso, e pelo assessor para as escolas paroquiais, Padre Leonardo João. Os diáconos Anderson Sales e Frederico Fernandes também participaram da missa, que contou com a assistência de seminaristas e coroinhas da Catedral.
Em sua homilia, o Padre Leonardo João ressaltou a importância da caridade como elemento fundamental na educação. “A educação se faz também com a caridade, ou seja, com o grande amor que nós somos chamados a ter”, afirmou o sacerdote.
O padre destacou que, sem o verdadeiro amor a Deus, não existe verdadeira educação. “É amando a Deus, no transbordar do amor a Deus, que podemos amar aqueles que somos chamados a educar”, explicou.
Durante sua reflexão, fazendo referência aos conteúdos apresentados no Congresso da Educação antes da peregrinação, Padre Leonardo João enfatizou a grandiosidade da esperança. “Ao longo desse dia, muito ouvimos, falamos e refletimos sobre essa virtude, especialmente durante este período de jubileu”, comentou.
Citando o Papa Francisco, o padre mencionou a importância da paciência na educação. “Tendo esperança, nós aprendemos também a ter paciência. E quem está na educação sabe muito bem que essas virtudes são extremamente necessárias”, destacou.
Padre Leonardo João também falou sobre a paciência de Jesus em sua missão de salvação. “Os discípulos não podiam entender, mas o coração do Senhor agia com verdadeira paciência, revelando sua esperança enquanto salvador da humanidade”, disse.
Concluindo sua mensagem, o padre convidou os fiéis a pedirem a graça de Deus para fortalecer sua missão na educação. “Que, com o coração ardente da caridade e cheios de esperança e paciência, saibamos compreender as demoras e tribulações que enfrentamos”, finalizou.