Doulas católicas organizam encontro para casais que se preparam para serem pais

No dia 2 de julho, acontece na Paróquia São José, no Itamarati, em Petrópolis, o “Encontro Corações Abertos – Caminho, Verdade e Vida”, destinado aos casais que ainda aguardam a gravidez e estão se preparando para o momento de serem pais.

O encontro conta com o apoio e benção do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, por entender que ser pai e mãe é um passo importante na vida de todo casal. As idealizadoras do projeto, explicam que será um encontro para uma experiência de fé e conhecimento para os casais abertos à vida e que ainda não engravidaram, pelos mais diversos motivos.

Ana Carolina Stulpen, uma das doulas católicas, explicou que o encontro foi pensado para os casais que desejam ter filhos, mas que ainda não puderam ou não conseguiram engravidar. Está voltado para o casal que está aberto a vida e é baseado em três pilares: uma experiência entre o casal; um grande encontro com a vontade de Deus; e informações de qualidade.

O objetivo é cuidar e dar todo o suporte que essas famílias precisam e na Diocese de Petrópolis, no momento há três doulas católicas em Petrópolis: Ana Carolina Sardinha Stulpen Pacheco; Marcele Sanabio e Jéssica Cataldo. “Iremos falar sobre algumas doenças que podem causar infertilidade, sobre os últimos tratamentos, sobre o que é a abertura à vida, realidades da maternidade, além de uma experiência com Deus para entender sua vontade e como a igreja cuida das famílias”.

Alguns questionamentos são fundamentais para ajudar nessa caminhada de fé e espera pela gravidez, como “Qual o tempo de Deus para você e seu esposo?” e “O que os tem acometido neste caminho de espera?”.

Para participar é precisa fazer uma inscrição pelo link https://forms.gle/wENJR3wErZaHSTPD8

Ou entrar em contato com: Jéssica Cataldo – (24)988166211 / Marcele Sanábio – (24)992903999 / Carol Stulpen – (24) 993007362.

Doulas são profissionais treinadas para abordar, especificamente, as necessidades físicas, emocionais e informativas das mulheres em cuidados obstétricos. O principal papel das doulas é o auxílio para as mães do início da gravidez e durante a transição da maternidade para o puerpério.

Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações pelo qual a gestante está passando. A atuação da doula durante o parto é reconhecida e estimulada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 1996 foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que a Doula é uma prestadora de serviços que recebe um treinamento básico sobre parto e que está familiarizada com uma ampla variedade de procedimentos de assistência.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *