Domingo acontece encontro diocesano da Pascom

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Petrópolis promove domingo, dia 26 de setembro, o Mutirão Diocesano de Comunicação, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Teresópolis. O tema deste ano é “Muticom – Os desafios da Igreja pós-pandemia” e contará com a participação do Padre Luiz Cláudio Winter Spolatori que vai falar sobre o tema e do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB.

A Igreja pós-pandemia tem sido uma preocupação do Papa Francisco, que, por diversas vezes afirmou que não podemos sair da pandemia da mesma forma que entramos. O Sumo Pontífice também, tem chamado atenção dos padres e leigos que trabalham com comunicação na Igreja, que não se pode negar os avanços ocorridos com as transmissões on-line, mas, lembrando que é preciso promover um equilíbrio entre o on-line e o presencial, pois, segundo o Sumo Pontífice, é no junto ao altar que a comunidade se faz presente e viva.

O Muticom terá ainda duas oficinas. A primeira sobre transmissão ao vivo. O tema foi proposto para dar mais orientação e informação sobre os equipamentos e instrumentos que podem ser usados. Desde o início da pandemia em março de 2020, a Pascom vem trabalhando com transmissões on-line, no entanto, muitos agentes ainda têm dificuldades em escolher os melhores equipamentos, programas e plataformas.

A segunda oficina vai tratar da fotografia com celular e aplicativos de edição. Outro tema de grande importância, pois o celular nos últimos vem se transformando num instrumento necessário para diversos serviços, entre eles, facilitando para tirar fotos, vídeos e com aplicativos certos a edição de ambos.

O encontro começa às 8h, com a participação dos agentes da Pascom na missa da comunidade na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Às 9h tem o café e entrega dos crachás, 10h, a palestra com o Padre Luiz Cláudio Winter Spolatori, às 11h, a apresentação do organograma da Diocese, 12h o almoço, 14h a primeira oficina, 15h a segunda oficina e às 16h, o encerramento.

Para participar o Muticom 2021 é preciso fazer a inscrição pelo link – https://diocesepetropolis.com.br/pascom-inscricao/. A inscrição custa R$ 25,00 e será paga no dia do encontro, que contará com todas as medidas de segurança sanitárias, sendo que a participação somente será possível com uso de máscara.