Dom José Carlos de Lima Vaz

Nasceu a 26 de agosto de 1928, em Ouro Preto, Minas Gerais. Foi membro da Companhia de Jesus (em latim: Societas Iesu, SJ).

Realizou os estudos eclesiásticos em Nova Friburgo e Comillas, na Espanha, onde foi ordenado a 15 de julho de 1957. Ao retornar ao Brasil, desempenhou trabalhos na área acadêmica.

Depois do curso de Química na USP, em São Paulo, foi diretor da Escola Técnica de Eletrônica em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais (1963-1973). Foi, também, reitor da Universidade Católica de Goiás, em Goiânia (1973-1979), e vice-reitor da PUC-RJ (1980-1984).

Em 12 de dezembro de 1986, São João Paulo II o nomeou Bispo Titular de Ausuccura e Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Recebeu o episcopado aos 07 de março de 1987, sendo seu ordenante principal o Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. Escolheu como lema “Ipse Pax Nostra” (Ele, Cristo, é a nossa paz – Ef 2,14).

Aos 15 de novembro de 1995, foi nomeado Bispo da Diocese de Petrópolis, tendo tomado posse no dia 13 de janeiro do ano seguinte.

Com 75 anos, como reza o Código de Direito Canônico, endereçou ao Santo Padre sua carta de renúncia, que foi aceita aos 11 de julho de 2004.

Como Bispo Emérito, conduziu a Diocese na qualidade de Administrador Apostólico até a posse do sucessor.

Após deixar Petrópolis, foi vice-assistente das Congregações Marianas do Brasil, e membro da Comissão Nacional da Renovação Carismática Católica.

Faleceu aos 79 anos, após período de internação hospitalar. Seu corpo foi sepultado em Santa Rita do Sapucaí, MG – a cidade que tanto amava.

O Padre Leonardo João da Silva nasceu em 20 de junho de 1995, em Teresópolis, cidade onde cresceu e descobriu sua vocação sacerdotal. Desde cedo, envolveu-se ativamente na vida paroquial, sobretudo na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ambiente que alimentou sua espiritualidade e despertou o chamado ao ministério.

Em 17 de fevereiro de 2013, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, iniciando sua formação no Seminário Menor, onde permaneceu até 2015. Nos anos seguintes, já no Seminário Maior, cursou Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Petrópolis. Seu caminho formativo consolidou a maturidade pastoral e intelectual que o prepararia para o sacerdócio.

A ordenação diaconal ocorreu no dia 7 de maio de 2022 e, no mesmo ano, em 10 de dezembro, foi ordenado sacerdote na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.

Como diácono, exerceu seu ministério atuando junto ao Setor de Educação da Diocese de Petrópolis, experiência que marcou profundamente seu percurso pastoral, e também colaborou na Paróquia São Jorge, no Alto Independência.

Após sua ordenação sacerdotal, foi nomeado pelo então bispo diocesano — hoje Arcebispo de Fortaleza — Dom Gregório Paixão, OSB, como Assessor Eclesiástico das Escolas Paroquiais, função posteriormente confirmada pelo atual bispo, Dom Joel Portella Amado.

Paralelamente, serviu como Vigário Paroquial da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Cascatinha, até dezembro de 2024, quando foi designado Administrador Paroquial da Paróquia São Jorge, no bairro Independência, em Petrópolis — comunidade na qual já havia atuado como diácono.

Dotado de um espírito alegre, próximo e acolhedor, o Padre Leonardo João segue dedicando sua missão ao serviço da Igreja. Atualmente, exerce o seu ministério como Assessor Eclesiástico das Escolas Paroquiais e * Paroquial da Paróquia São Jorge*, continuando seu caminho de entrega pastoral e cuidado com as comunidades que lhe foram confiadas.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui