No dia 6 de novembro, foi realizado mais um Encontro de Formação Permanente para Padres com mais de 30 anos de ordenação. Com a presença do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, e do Vigário Geral, Monsenhor José Maria Pereira, o encontro foi orientado pelo Padre Fábio Freitas, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Doutor em Psicologia, com atuação por vários anos na Congregação para o Clero em Roma.
O encontro reuniu o grupo de padres com mais de 30 anos de ordenação e foi uma manhã maravilhosa, muito rica em convivência e fraternidade sacerdotal. Dom Joel participou o tempo todo e demonstrou sua alegria pela participação dos padres.
Padre Fábio Freitas compartilhou sua experiência com os sacerdotes diocesanos. Na Congregação para o Clero, Padre Fábio cuidou dos casos de pedido de dispensa do estado clerical em nível mundial. “Por isso, ao estudar milhares de casos de dispensa do estado clerical, pôde nos apontar, de modo muito claro, o que é a identidade sacerdotal”, comentou Monsenhor José Maria Pereira.
Desde o início do ano, por iniciativa do Vigário Geral da Diocese e com total apoio do bispo diocesano, começaram em fevereiro os encontros de formação permanente para as várias faixas etárias de ordenação dos padres. O primeiro grupo reuniu padres com até cinco anos de ordenação, o segundo grupo incluiu aqueles com seis a 15 anos de ordenação, e o terceiro grupo foi de 16 a 30 anos de ordenação.