Pesquisar
Close this search box.

Dom Joel ressalta importância da parceria na educação entre a Diocese e a Prefeitura de Petrópolis

Dom Joel e a secretaria de Educação, Cecília Pinheiro, com a diretoras das escolas paroquiais e religiosas

Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, e a secretária municipal de Educação de Petrópolis, Cecília Pinheiro Ribeiro, participaram do encontro com as diretoras das escolas paroquiais e religiosas, promovido pelo Setor de Educação da Diocese de Petrópolis. “A parceria existente entre o Município e a Igreja foi uma das coisas que me chamou atenção, desde o momento que fui nomeado para Diocese. É algo próprio da cidade e que não encontramos em nenhum outro local”, afirmou o bispo, ressaltando o valor da parceria, como um dos caminhos de contribuição para transformação da sociedade.

A secretária municipal de Educação, Cecília Pinheiro Ribeiro também fez questão de ressaltar a importância da parceria entre o Poder Público e a Igreja na Educação. Ela destacou ainda os projetos que sempre são desenvolvidos em parceria, como o Projeto Virtudes, que está sendo levado para outras unidades de educação, depois de ser desenvolvido nas escolas paroquiais, apresentando resultados positivos.

A professora Maria Nilva, coordenadora do Setor de Educação da Diocese, e a secretária municipal de Educação, Cecília Pinheiro Ribeiro

A professora Maria Nilva, coordenadora do Setor de Educação da Diocese, fez a apresentação inicial, acolhendo Dom Joel, reunido pela primeira vez com as diretoras das escolas paroquiais. Com uma apresentação intitulada “Por uma educação de qualidade e humanizadora”, a professora Maria Nilva destacou as 32 unidades escolares em parceria com a Prefeitura, atendendo cerca de 6.791 alunos, com o Projeto Virtudes desenvolvido em 33 escolas.

Todo esse trabalho de parceria entre a Mitra Diocesana e a Prefeitura, realizado desde 1964 quando o convênio foi assinado pelo então bispo diocesano, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, tem conquistado bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O trabalho desenvolvido nessa parceria conta com um Ensino Religioso não confessional, sendo que em 2023 teve início o Projeto Yara, que é o ensino religioso dialogando com os eixos da Educação Infantil.

Aproveitando o sucesso do Projeto Virtudes, com bons resultados nas escolas paroquiais, desde 2023, com total apoio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi levado para outras unidades escolares da rede municipal. A Diocese em Petrópolis ainda tem as creches que atendem uma demanda crescente na cidade e agora começa ser desenvolvido em Teresópolis.

Com um olhar nos dados apresentados, com os resultados positivos, e aproveitando a presença da secretária de Educação. Dom Joel manifestou sua alegria pelo trabalho, encorajando as diretoras a continuarem, mesmo diante de tantas dificuldades, afirmando que “todo trabalho desenvolvido pela Educação, ainda mais em parceria com o poder público, tem por objetivo ajudar a transformar a sociedade, a formar bons cidadãos e cidadãs”.

Olhando para os resultados e vendo tantas possibilidades, o bispo diocesano apresentou algumas propostas a serem pensadas e desenvolvidas, como por exemplo, pelo Projeto Virtudes. A primeira foi aproveitar o tema da Campanha da Fraternidade de 2025 “Fraternidade e Ecologia Integral”, para trabalhar a questão da consciência ecológica. “Ninguém pode viver em Petrópolis sem levar em consideração as questões ambientais” frisou, lembrando que no próximo ano será celebrado os dez anos da Laudato Si”.

Outra proposta é aproveitar o Ano Jubilar de 2025, cujo tema é a Esperança para desenvolver alguma atividade neste sentido, lembrando que um dos males da sociedade atual é a falta de esperança, o que leva muitas pessoas, principalmente jovens a cometer suicídio. “Trabalhar a consciência ecológica e a esperança é importante. O que vi aqui hoje, com as apresentações feitas, foram muitas possibilidades. O que precisamos é pensar juntos o que e como fazer”, finalizou o bispo, ressaltando a importância dessa história entre igreja e poder público, que não é apenas evangelizadora, mais de transformação da sociedade.

A professora Maria Nilva com a equipe de professoras que atuam na parceria com a Secretaria de Educação e o Setor de Educação da Diocese

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ