Com uma solenidade, comemorando os 154º Aniversário do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, Batalhão Dom Pedro II, na manhã de ontem, foi inaugurado o Projeto de Capacitação em Tecnologia da Informação, com computadores doados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), numa parceria com o Comando Militar do Leste. Além desta iniciativa, na mesma comemoração foi entregue a diversas autoridades civis, militares e religiosas o Diploma de Amigo do Batalhão.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardoso manifestou sua satisfação com a inauguração do Projeto de Capacitação em Tecnologia da Informação, lembrando que é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Tribunal em Petrópolis, desde que o juiz José Claudio de Macedo Fernandes apresentou os projetos sociais realizados pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. De acordo com ele, as iniciativas desenvolvidas na cidade foram de encontro ao seu desejo, como presidente do Tribunal, que a instituição pudesse contribuir de fato com a transformação da vida dos jovens.
O ex-soldado, o engenheiro Paulo César Pereira de Oliveira, foi homenageado pelo Batalhão Dom Pedro II, ao ter seu nome incluído na Galeria dos Soldados Ilustres. Durante a homenagem, além de destacar seu trabalho durante o período que integrou o Batalhão, foi lembrado seu trabalho em apoio à unidade, realizando e ajudando em diversas obras. “Fiquei muito satisfeito com a homenagem, um momento muito agradável de rever muitos amigos. Estamos e vamos continuar contribuindo, pois a gente nunca deixa de ser soldado, participando e levando aquilo que aprendemos aqui dentro, servindo a nossa pátria”, afirmou engenheiro César Pereira, um dos responsáveis técnicos pela obra de restauração da Catedral de Petrópolis.
O comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, Coronel Carlos Otávio Macedo de Souza agradeceu a presença de todos na solenidade de aniversário do Batalhão, destacando a importância dos projetos sociais desenvolvidos pela unidade militar em parceria com empresas e instituições, como a Diocese de Petrópolis e o Tribunal de Justiça. Ele agradeceu o empenho e trabalho do juiz José Claudio de Macedo Fernandes e de todos, que de uma forma direta e indireta contribuem com os projetos com objetivo de dar oportunidades aos jovens.
Durante a solenidade, o Coronel Carlos Otávio Macedo de Souza lembrou as diversas ações do Batalhão Dom Pedro II, que desde a sua instalação em Petrópolis, sempre contribuiu com a cidade e com sociedade petropolitana, tendo sempre o mesmo apoio e reconhecimento. Entre as muitas ações, o Coronel falou sobre a atuação do Exército durante a tragédia de 2022, cujo papel foi fundamental para ajudar as vítimas e o Poder Público.
O Diploma de Amigo do Batalhão foi entregue aos ex-comandantes do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, destacando a importância deles para a unidade e todo trabalho desenvolvido pelo Exército em Petrópolis ao longo de seus 154 anos. O Diploma também foi entregue a autoridades civis, militares e religiosas, como o bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado.