Hoje, dia 30, às 19h, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará uma live especial com a participação de três bispos brasileiros que estiveram ativamente envolvidos na XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos. Entre eles está Dom Joel Portella Amado, bispo de Petrópolis, que desempenhou um papel crucial como secretário-geral da CNBB (2019/2023), liderando o processo de escuta da Igreja no Brasil durante a fase preparatória do Sínodo.
A segunda etapa mundial desta assembleia, iniciada em 2 de outubro, terminou no último domingo, dia 27. No dia anterior, sábado, dia 26, foi aprovado o Relatório Final da Segunda Sessão Mundial da XVI Assembleia Geral Ordinária dos Bispos.
Com o término dessa fase, inicia-se agora o período de implementação. As questões que surgem são: A grande pergunta é e agora? Quais os próximos passos? Para onde a Igreja vai?
Para discutir essas e outras questões, a CNBB organiza a live intitulada “Sínodo: e agora, para onde vamos?”, com mediação do Padre Arnaldo Rodrigues, assessor de Comunicação da CNBB e professor da PUC Rio.
Além de Dom Joel, participarão da discussão o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho, Dom Jaime Spengler, e o bispo de Camaçari (BA), presidente do regional Nordeste 3 da CNBB, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.
Dom Joel foi responsável por liderar o processo de escuta no Brasil durante a fase preparatória do Sínodo, enquanto Dom Dirceu integrou a Equipe de Animação do processo sinodal no país. Ambos foram escolhidos pelo episcopado brasileiro para participar da etapa mundial do Sínodo.