Dom Joel participa de celebração ecumênica no Palácio de Cristal

No feriado municipal do Dia do Colono (29 de junho), na cidade de Petrópolis, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado participou da celebração ecumênica, no Palácio de Cristal, local que onde teria sido celebrado a primeira celebração religiosa com a presença dos colonos alemães católicos e luteranos, quando da colonização de Petrópolis.

O bispo diocesano ressaltou a beleza da celebração, com as diversas realidades existentes naquele momento, no Palácio de Cristal, onde acontece a 35ª Bauernfest, a Festa do Colono Alemão de Petrópolis. Ainda segundo o bispo, “cada um de nós é um mistério da beleza criativa e do amor de Deus. É um amor profundo e criativo, que nos leva a viver a comunhão mesmo na diferença”.

Falando da diferença de cada um, Dom Joel comentou que “quando colocamos o que temos em comum, transformamos a realidade. Em meio a tudo isso, emerge uma beleza que vem de Deus. A diferença não é rejeição, mas é pura atração, pois todos caminhamos para o mesmo Deus, afinal de contas somos todos irmãos e irmãs”.

Ao comentar sobre os colonos que deixaram suas terras para habitar em Petrópolis, Dom Joel lembrou que “todo migrante carrega sua cultura, sua história e suas dores”, lembrando que não é fácil para ninguém deixar suas origens e partir para novas terras. Citando o evangelho proclamado na celebração, o bispo lembrou que o soldado não teve medo, apesar das diferenças, de ir ao encontro de Jesus e pedir pelo outro, e que Jesus passou por cima de todas as diferenças e acolheu o soldado.

A celebração ecumênica foi organizada pelo Pastor Pastor Elton Pothin da Igreja Luterana de Petrópolis e pelos Frades Franciscanos da Paróquia do Sagrado, com apoio do Clube 29 de Junho e da Prefeitura. O prefeito Rubens Bomtempo e a primeira dama, Luciana Bomtempo, o  vice-consul da Alemanha no Brasil, Joaquim Schemell, a secretária de Cultura, Diana Iliescu, a secretária de Turismo, Silvia Guedon e o secretário de Governo, Marcus São Thiago, assim como outras autoridades civis participação da celebração.