
Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, está participando da oitava reunião ordinária deste quadriênio, do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre as primeiras atividades dos bispos foi uma reflexão sobre a conjuntura eclesial a partir do caminho proposto pelo Jubileu da Encarnação que apresenta Jesus Cristo como Esperança para a humanidade. A análise de conjuntura eclesial foi conduzida por Dom Joel, presidente da Comissão para a Doutrina e membro do Instituto Inapaz da CNBB.
O arcebispo de Santa Maria (RS), presidente do regional Sul 3 da CNBB e presidente da Comissão Bíblico Catequética da CNBB, dom Leomar Brustolin, apresentou a estrutura de como o texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora será apresentado aos bispos para aprovação na 62ª da Assembleia Geral da CNBB. Ressaltou que o texto já foi enviado previamente aos bispos.
Segundo ele, o texto não é apenas resultado trabalho de uma comissão, mas de um processo de sinodalidade que envolveu ampla escuta à Igreja no Brasil. “As diretrizes serão o caminho de recepção na Igreja no Brasil dos encaminhamentos do Sínodo sobre a Sinodalidade”, ressaltou.
Dom Leomar apresentou aos bispos do Consep, uma primeira formulação do objetivo geral e da introdução. Seguiu-se também uma apresentação sobre os capítulos (1. Tenda do Encontro; 2. A Escuta dos Sinais; 3. o Discernimento e conversão pastoral (Comunhão, Participação e Missão); 4. Sujeitos da missão (laicato, crianças, jovens, mulheres, pessoas com deficiência…); 5. Compromissos sinodais; 6. caminhos da missão (iniciação à vida cristã, comunidades de discípulos missionários, liturgia e piedade popular, cuidado das fragilidades); e conclusões.
Mais informações sobre a reunião no site CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB