O bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado participa esta semana da 61ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (AGCNBB), que acontece entre os dias 10 e 19 de abril. A pauta inclui o tema central “A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora”, três temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025 e Juventude) e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).
Este ano, durante a reflexão sobre o tema central, os bispos do Brasil viverão a experiência do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade conhecida como “conversação espiritual”, a dinâmica também é denominada “diálogo no Espírito”, com a organização das mesas sinodais. Outros 18 temas e informes diversos constam da programação da assembleia dos bispos, entre eles a Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Inteligência Artificial, Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho, Comissão Comunhão e Partilha, Colégio Pio Brasileiro, Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e o projeto Igrejas Irmãs, Ministérios Laicais, entre outros.
Todos os dias, no Santuário Nacional, às 7h, os bispos participam das celebrações eucarísticas da 61ª AG CNBB. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril. Diferente das edições anteriores, o retiro dos bispos será logo nos primeiros dias da Assembleia, dias 10 e 11 de abril. E no sábado, 13, às 18h, os bispos rezam o terço no Santuário. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril e uma inter-religiosa no dia 17. As celebrações no Santuário podem ser acompanhadas pelos canais da Basília no Youtube e pela transmissão da TV Aparecida. O Acesso também poderá ser pelo site da Diocese.